10 de novembro de 2011 | 18:45

O tenso encontro de João Henrique com Padilha e Solla em Brasília

Angélica Guimarães


Teria sido tenso, muito tenso, o encontro realizado ontem em Brasília entre o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, para discutir a questão do repasse de recursos do governo federal para a Prefeitura.

Ao perceber que o plano do ministro, atendendo a sugestão de Solla, era by passar a Prefeitura, transferindo o dinheiro para as Organizações Sociais Irmã Dulce via a secretaria estadual de Saúde, a procuradora geral do município, Angelica Guimarães, foi dura com os dois.

Advertiu o ministro de que ele estava desrespeitando a Constituição, que prevê a gestão plena da saúde pelos municípios, e o secretário de que, com o desvio, ele poderia gerar um rombo nos cofres municipais que enquadraria a administração na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ante o impasse, a procuradora ainda adiantou aos dois as penalidades que poderiam sofrer em decorrência da iniciativa. Angélica e o prefeito teriam deixado o encontro extremamente preocupados.

Comentários