03 de agosto de 2008 | 12:35

EXCLUSIVO: Peemedebistas podem dar troco a PT votando contra governo na Assembléia

A crise aberta entre PT e PMDB por conta da decisão dos petistas de tentarem impedir na Justiça que peemedebistas como o prefeito João Henrique utilizem imagens do presidente Lula na campanha pode ter fortes repercussões na base de sustentação do governo na Assembléia Legislativa.

Como os petistas são acusados por peemedebistas de intransigência também nas campanhas do interior e praticamente todos os deputados do PMDB têm interesse direto nas eleições municipais, são grandes as chances de uma revolta contra o governo no Legislativo, diz um deputado ao Política Livre.

Ele cita casos como o da deputada peemedebista Virgínia Hagge, cujo pai, Michel Hagge, enfrenta o PT em Itapetinga, e o do deputado Leur Jr., cujo candidato em Jequié, Luis Amaral, também concorre com Isaac Cunha, nome apoiado pelos petistas.

Na mesma situação se encontram também os deputados peemedebistas Capitão Fábio, que disputa a Prefeitura de Itabuna com a petista Juçara Feitosa, e Ferreira Ottomar, adversário do prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT), sem contar com a deputada Maria Luíza, mulher de João Henrique.

Segundo o mesmo parlamentar, como o governador Jaques Wagner adota o que ele considera “uma postura dúbia” com relação aos conflitos desencadeados pelo PT, é natural que os parlamentares do PMDB aproveitem as votações na Assembléia para manifestar seu descontentamento.

“As desculpas do governador de que não interfere no PT já não convencem mais. Afinal, ele é o governador, tem a máquina. E se ele tem um partido que, como insinua, lhe cria problemas, então que ele mude de partido”, diz a mesma fonte. Ele chega a comparar o comportamento de Wagner com o de Lula.

Afirma, por exemplo, que diferentemente do presidente, o governador jamais deu uma declaração pública, criticando a tentativa do PT de tornar o uso de sua imagem exclusivo do partido. “O governador não pode compactuar com esta postura do partido. Os candidatos de outros partidos só querem poder usar sua foto”, reclama.

Comentários