01 de agosto de 2008 | 16:50

Governo deve anunciar substituição de comandante da PM nas próximas horas

Deve ser questão de horas o anúncio do novo comandante da PM pelo governo do Estado. O governador Jaques Wagner (PT) já teria comunicado diretamente ao atual comandante, coronel Jorge Santana, a decisão de substituí-lo.

Por trás da decisão estaria, entre outros motivos, a resistência que o coronel teria oposto à iniciativa do governo de pintar com novas cores os carros da PM. Entre fontes governistas, comenta-se que o secretário de Segurança Pública, César Nunes, teria determinado ao coronel que as viaturas deveriam ser repintadas.

O comandante, entretanto, condicionara a mudança a um pedido por escrito do secretário, alegando a existência de uma exigência neste sentido por parte do Tribunal de Contas. A resposta fora considerada quebra de hierarquia na cúpula do governo.

A partir daí uma série de novos episódios envolvendo o relacionamento entre os dois e, principalmente, indícios de boicotes provenientes da PM à ações na segurança teriam ampliado a pressão pela substituição do coronel, que veio da gestão anterior e cuja permanência no cargo sempre foi questionada por setores do governo.

Comentários