Foto: Divulgação/Tadeu Miranda
A Codeba está entre os cargos federais de maiores cobiças 20 de setembro de 2019 | 15:02

Neto deve emplacar novo diretor da Codeba

bahia

A dança das cadeiras na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) continua. Após a derrocada do engenheiro civil Rondon Brandão do Vale no fim de março, que estava à frente da presidência do órgão desde janeiro de 2018 por indicação do deputado federal José Rocha (PR), agora é a vez do engenheiro mecânico José Alfredo de Albuquerque ceder à sua cadeira a um novo titular.

Provisoriamente, fica no comando da autoridade portuária o diretor de gestão administrativa e financeira, o professor Alex Sandro de Ávila, sem nenhuma relação com a Bahia. Com graduação e pós-graduação em administração de empresas, o membro da Companhia já desempenhou esta mesma função, ao longo de três anos, nos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná. Antes de se tornar diretor, Alex Sandro atuava como chefe de planejamento.

Fala-se na possibilidade de continuidade de Ávila. Contudo, seja técnica ou não, é certo que a indicação está à cargo do prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM. A confirmação do nome, afirmam interlocutores do prefeito, depende apenas do aval presidente Jair Bolsonaro (PSL), mas já estaria sob avaliação.

A indicação política-partidária é praxe na companhia, que entra no rol dos cargos federais dos mais cobiçados. No governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o PSD era o partido responsável pela indicação de cargos na Codeba era o PSD, de Otto Alencar, enquanto na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), a sua própria sigla comandada na ocasião pelos os irmãos Vieira Lima eram os detentores da indicação.

Fernanda Chagas
Comentários