Foto: Divulgação
19 de setembro de 2019 | 20:25

Lídice recebe Comenda Dois de Julho com sessão lotada na Assembleia

bahia

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (19), a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

Com o plenário e galeria lotados, a cerimônia contou com a presença de políticos, amigos, artistas, intelectuais, representantes de movimentos populares, feministas e sociais, além de familiares da parlamentar e toda cúpula do PSB, partido que preside na Bahia. Lídice foi conduzida pelo plenário por integrantes do Grupo Cortejo Afro.

Em seu discurso, Lídice exaltou o Dois de Julho e falou sobre “a onda de retrocessos pela qual o país passa”. “Se o 2 de Julho há quase 200 anos significou a conquista da integridade territorial do Brasil, um fator importante da soberania nacional, hoje essa soberania para ser exercida na nova economia globalizada depende da pesquisa, da ciência e da tecnologia, da preservação de nosso patrimônio ambiental e da nossa adaptação proativa na economia do conhecimento, na economia criativa. E são justamente esses setores os mais ameaçados pela utra-direita brasileira, através do seu representante máximo, o presidente Jair Bolsonaro”, disse.

A sessão especial em homenagem a Lídice foi presidida pelo presidente da Alba, deputado Nelson Leal (PP), que destacou a importância de Lídice para a política baiana e nacional. Também presente no evento, o ex-deputado federal Domingos Leonelli lembrou das grandes vitórias da presidente estadual do PSB em eleições como o pleito para prefeita e também para senadora. Também ressaltou a campanha de 1990 ao governo estadual, em que ela estrelou um chapa formada apenas por mulheres.
 
Proponente da sessão, Fabíola Mansur destacou que Lídice foi quase tudo na vida pública e ressaltou que a deputada foi a mulher que chegou mais longe na política baiana. Ex-presidente da Assembleia, o hoje deputado federal Marcelo Nilo (PSB) afirmou que sempre caminhou com Lídice na oposição ao Carlismo e, agora mais recentemente, ao governo Bolsonaro. Já os deputados estaduais do PSB Marcelo Veiga, Marquinho Viana e Alex Lima disseram que a ex-senadora é inspiração para os mais jovens.

Comentários