Foto: Fernanda Chagas
Léo Prates, secretário municipal da Saúde 15 de agosto de 2019 | 19:29

Léo Prates volta a circular em evento da esquerda

salvador

O secretário municipal de Saúde, o deputado estadual licenciado Léo Prates (DEM), não perde a oportunidade de transitar em todas as correntes políticas na tentativa, embora negue, de viabilizar sua candidatura à prefeitura de Salvador no próximo ano. Desta vez, o democrata participa, na noite desta quinta-feira (15), do lançamento do segundo volume da biografia do político baiano Waldir Pires, escrito pelo ex-deputado estadual petista Emiliano José. O evento acontece no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.

Ao ser questionado pelo site Política Livre de estar mais uma vez em um evento da esquerda, Prates foi logo dizendo que estava no evento de um amigo e relembrou seus tempos ao lado de Waldir Pires na Câmara Municipal de Salvador durante seu primeiro mandato. Além disso, o ex-vereador disse que Waldir sempre foi uma “pessoa extremamente generosa e merece toda reverência e homenagem”. “Waldir tem uma passagem marcante na minha vida. No segundo biênio do meu primeiro mandato, estamos falando em 2014 para 2015, meu nome foi colocado para ser presidente da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], havia uma resistência da Oposição e o vereador Waldir foi um dos que levantou a voz e disse que acreditava na minha lealdade, palavra e dedicação na Câmara. Isso entre inúmeros ensinamentos, acho que, acima de tudo, Waldir pregava aquilo que eu defendo ardorosamente que é a democracia. Sempre respeitou quem pensava diferente dele, sempre tratou todo mundo com elegância, tenho muita saudade dele. Acho que o Brasil precisava de mais Waldir nesses tempos de ódio”.

Sobre convites da ala de esquerda para se filiar, como recentemente foi feito pelo PDT, Prates desconversou e disse que está apenas mantendo um diálogo contínuo sobre as necessidades de Salvador. “Estamos dialogando primeiro sobre a cidade do Salvador, sobre a democracia, esses são os elementos centrais das nossas conversas. Eu já disse isso a vocês, sou engenheiro, então gosto de construir pontes e onde ela vai levar, só depois de atravessar que a gente vai ver”.

Sobre sair candidato a prefeito, mesmo tendo até então o vice-prefeito Bruno Reis como pré-candidato do DEM, Léo voltou a dizer que seu “desejo, acima de tudo, é servir ao povo que é tão generoso“. “Consegui isso na Secretaria de Promoção Social, estou conseguindo na Secretaria de Saúde que estamos tentando melhorar. Claro que não vou resolver tudo, não tenho essa arrogância no coração, não tenho essa prepotência, mas vou fazer o meu melhor para melhorar a vida das pessoas. Aí vou usar o exemplo da ponte, onde isso vai me levar, só Deus sabe”, disse Prates ressaltando que esteve em Brasília na última quarta com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que assegurou a ele e ao prefeito ACM Neto (DEM) a manutenção de todos os médicos no antigo programa “Mais Médicos” na capital baiana.

Fernanda Chagas e Raiane Veríssimo
Comentários