14 de agosto de 2019 | 21:00

Delegação de Alagoas conhece expertise da Rede SAC

bahia

Representantes do Governo do Estado de Alagoas estão em terras baianas para conhecer a expertise da Rede SAC e o SAC Digital. O objetivo principal é trocar experiências e conhecimentos para replicar a solução em Alagoas e aprimorar o serviço de atendimento ao cidadão alagoano. A visita técnica tem duração de três dias e vai culminar com a apresentação do workshop Carta de Serviços. O evento, voltado a assessores de planejamento e gestão (APG) de órgãos do Estado, acontece nesta quinta-feira (15), às 13h30, no Espaço Crescer, com a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes. Para o superintendente de Produção da Informação e Conhecimento da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) de Alagoas, Thiago Ávila, o SAC é um dos mais tradicionais e inovadores serviços do país. “O Governo da Bahia, enquanto pioneiro no modelo one-stop-shop de atendimento público é uma fonte de inspiração para os demais governos, e o SAC é uma estrutura consolidada no bom serviço ao cidadão. O SAC Digital materializa o caminho para a Transformação Digital do Gov.BA, atendendo as expectativas do cidadão 4.0”, disse. No workshop, Ávila vai falar sobre o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, baseado na lei federal nº 13.460, além da importância estratégica das Cartas de Serviço ao cidadão para concretizar a transformação digital. “As Cartas de Serviços proporcionam uma base de informações consolidada e confiável sobre como os serviços públicos são ofertados atualmente e como eles podem ser aprimorados para o ambiente digital”, explicou. A assessora técnica do SAC, Ana Evangelina, vai apresentar a gestão da Carta de Serviços na Bahia. À frente da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Flávio Barbosa, afirmou que a troca de experiências entre Estados é de suma importância para a constante evolução do modelo de atendimento SAC. “Isso é fundamental, não somente para levarmos nosso modelo para outros entes, mas, principalmente, para ouvirmos outras experiências e estudar a incorporação dos cases de sucesso, visando sempre a melhoria do atendimento ao cidadão”, ressaltou. Durante a programação, a comitiva visitou também a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), onde obteve informações sobre a arquitetura, componentes, governança interna e sustentação do SAC Digital.

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