Foto: Reprodução
A deputada comunista Alice Portugal e o democrata José Carlos Aleluia discordaram em relação à discussão do modal 29 de maio de 2018 | 19:34

Deputados ligados a Rui e a Neto travam disputa no Congresso por causa do BRT

exclusivas

Deputados federais ligados ao governador Rui Costa (PT) e ao prefeito ACM Neto (DEM) travaram, nesta terça-feira (29), uma disputa na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara por causa do BRT de Salvador. O motivo foi um requerimento da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que solicitava uma audiência pública para discutir a implantação do modal na capital baiana. Para impedir a votação do requerimento, os deputados do DEM alegaram que o assunto não era afeito à Câmara dos Deputados e deveria ser discuto apenas na Câmara de Salvador.

De acordo com a parlamentar, a bancada do DEM na Câmara dos Deputados “usou todo o tipo de manobras para obstruir a sessão”. Ainda segundo a deputada, a reunião do colegiado foi marcada por tumulto, ofensas e gritaria por parte dos deputados ligados ao prefeito ACM Neto, que chamaram a questão de “paroquial” e que o debate se transformara em “palanque político”.

Segundo Alice Portugal, a discussão da obra do BRT tem que ser em nível nacional. A deputada garantiu que o requerimento solicitando uma audiência pública voltará para a pauta da comissão. Na avaliação do deputado federal José Carlos Aleluia, o BRT deve ser discutido pela Câmara Municipal de Salvador. “A deputada Alice Portugal ainda não absorveu a derrota que ela teve quando concorreu à Prefeitura de Salvador. Ela teve 15% dos votos e agora ela está querendo atrapalhar o prefeito ACM Neto”, disse o deputado.

Para Aleluia, a Câmara dos Deputados tem assuntos mais importantes para serem debatidos. “Esse assunto é para ser tratado na Câmara Municipal de Salvador, não é para ser tratado na Câmara dos deputados. Se Alice Portugal quiser, ela pode se candidatar daqui a dois anos que tem eleição para prefeito de novo. Pode ser que ela passe de 15% para 30 % dos votos”, ironizou o deputado.

Comentários