Foto: Reprodução
Jusmari Oliveira tomará posse na secretaria de Desenvolvimento Urbano amanhã de manhã 21 de setembro de 2017 | 16:51

Operação Jusmari: Governo e Otto saem melhor do que Leão, Lídice e Robinson

exclusivas

Apesar de ter negado que criou obstáculos à operação pela qual a ex-prefeita de Barreiras e ex-deputada federal Jusmari Oliveira ingressaria no partido para assumir a secretaria de Ciência e Tecnologia, o PSB tensionou na negociação com o governo de tal forma que o acordo terminou sendo suspenso, resultando na indicação dela à secretaria de Desenvolvimento Urbano em seu próprio partido, o PSD.

Desde o início das negociações, o PSB condicionou o ingresso de Jusmari no partido à tomada da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), para a qual pretendia indicar Vivaldo Mendonça, atual secretário de Ciência e Tecnologia, pasta onde inicialmente o governo pensara em colocar Jusmari. A reação do PT à mudança no órgão, entretanto, inviabilizou os entendimentos. Foi aí que o senador Otto Alencar, que não assistia à mudança de Jusmari para o PSB satisfeito, surgiu com a solução, oferecendo a Sedur para abrigá-la.

A ex-deputada ficaria no PSD assumindo uma pasta já comandada pelo partido. Assim, o plano do governo de equilibrar a força dos aliados na região Oeste entre a senadora Lídice da Mata (PSB) e o vice-governador João Leão (PP), sem fortalecer demasiadamente Otto, acabou não prosperando, embora, ao final, tenham se acertado todos. O objetivo do governo sempre foi o de fechar o apoio de todas as mais importantes forças da região Oeste à sua reeleição de Rui Costa, o que conseguiu.

E o de Jusmari, ganhar foro para evitar ser presa numa das ações a que responde por irregularidades da época em que foi prefeita de Barreiras. No frigir dos ovos, Otto preservou uma liderança em seu partido, Leão terá que dividir espaço no Oeste com ele, Rui e Jusmari saíram satisfeitos e Lídice perdeu a oportunidade de se fortalecer na região, o que poderia ajudar na eleição dela e do colega do PSB Bebeto à Câmara dos Deputados em 2018.

Pelos cálculos do governo, Jusmari pode assegurar cerca de 30 mil votos a quem apoiar no Oeste, embora adversários do grupo digam que não chega a 15 mil seu capital eleitoral na região. Quem se deu mal mesmo foi o deputado federal Robinson Almeida, do PT, que terá que deixar a Câmara dos Deputados, para onde o hoje secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres, deputado licenciado, retorna já na próxima semana,  depois de transferir o cargo para Jusmari amanhã.

Comentários