Foto: Agência Brasil/Arquivo
Presidente do PR, Araújo diz que aprendeu com Otto Alencar que é melhor trata da sucessão depois da Semana Santa 26 de julho de 2017 | 10:48

Araújo confirma conversas com Nilo e Carletto, mas só trata de 2018 depois da Semana Santa

exclusivas

O deputado federal José Carlos Araújo, presidente estadual do PR, confirmou há pouco a este Política Livre a existência de conversas com os deputados Ronaldo Carleto, federal, do PP, e Marcelo Nilo, estadual, do PSB, para o ingresso dos políticos na agremiação. Ele adiantou, entretanto, que os dois estudam o que é melhor para seus planos eleitorais de 2018 antes de se decidirem. “A vinda é boa para o partido. Estendo o tapete vermelho para todos eles”, disse Araújo, que vem acompanhando notícias de que outros deputados também estariam interessados em entrar no PR, a exemplo dos estaduais Marquinhos Viana, Nelson Leal, Reinaldo Braga e Aderbal Caldas.

Outro quadro com que ele conversou recentemente foi o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), que também está em conversações com o PSB, da senadora Lídice da Mata e do deputado federal Bebeto Galvão. No caso de Nilo, Araújo o acompanhou pessoalmente numa visita ao presidente nacional do PR, Waldemar da Costa Neto, na qual discutiram sua entrada na legenda. Carletto e seu outro colega do PP, Roberto Britto, procuraram diretamente Waldemar, que lhes pediu, entretanto, que conversassem antes com o presidente do PR na Bahia, deixando claro sob o comando de quem está a legenda no Estado.

Este Política Livre apurou que dos parlamentares que sondaram até agora o PR para ingresso, apenas Roberto Britto não encontrou tanta receptividade do partido. Na hipótese de efetivamente receber a tropar que o cerca neste momento, a sigla pode congregar cinco deputados federais e seis estaduais, além de cerca de 100 prefeitos, ultrapassando em porte o PP, do vice-governador João Leão, e talvez se equiparando ao PSD, do senador Otto Alencar. A nova dimensão lhe asseguraria um status de novo player no jogo sucessório, permitindo que pleiteie, inclusive, espaço na chapa da reeleição do governador Rui Costa (PT), de quem é aliado no Estado.

Na configuração atual, só estão praticamente assegurados como companheiros de chapa de Rui o PP e o PSD. Nomes como o deputado federal João Carlos Bacelar, entretanto, tensionam para que o partido busque espaço na chapa de oposição ao governo que o prefeito ACM Neto (DEM) deve encabeçar no ano que vem. “Nesse assunto não falamos agora. Faço minhas as palavras do senador Otto Alencar, que, além de mais velho, é mais experiente que eu e disse que só trata de 2018 depois da Semana Santa”, afirma Araújo sem disfarçar a ironia, observando que, antes, chegou a pensar em tratar do tema depois do Carnaval.

Comentários