Foto: Divulgação/Arquivo
Angelo Coronel recebeu parabéns do governador e do ex por vitória amanhã 31 de janeiro de 2017 | 21:01

Rui e Wagner parabenizam Coronel por vitória e unidade da base

exclusivas

Antes mesmo de o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL), anunciar oficialmente que renunciaria à candidatura à reeleição, o governador Rui Costa (PT) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, ligaram agora à noite para o deputado Angelo Coronel, do PSD, parabenizando-o por sua vitória e pela manutenção da unidade da base.

A desistência de Nilo evitou um bate-chapa na eleição de amanhã, em que a vitória de Coronel seria atribuída exclusivamente ao prefeito ACM Neto (DEM), cujo apoio que articulou da bancada oposicionista para o candidato do PSD foi decisivo para a inviabilização da candidatura à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa.

Durante a campanha, a preferência do governo pela candidatura de Nilo fez com que Coronel se articulasse com o seu partido e o PP, buscando em seguida o apoio da oposição, que, no momento em que lhe foi assegurado, tornou sua candidatura imbatível, despertando o chamado efeito manada, em que políticos migram para o lado em que a vitória é mais provável.

Pressentido o cheiro da derrota, a articulação política do governo tentou no dia de hoje várias alternativas, desde apresentar um nome alternativo ao de Marcelo até, quando o favoritismo de Coronel se tornou evidente, levá-lo a renúncia, o que, inclusive, ensejou uma briga entre apoiadores do presidente em seu gabinete, na Assembleia.

Um terceiro nome para enfrentar Coronel também foi pensado, mas a idéia foi abortada diante da dificuldade de encontrá-lo e do fortalecimento crescente do candidato do PSD, o que tornou sua vitória iminente. O presidente da Assembleia deve emitir uma nota pública justificando sua decisão ainda esta noite.

Comentários