Foto: Divulgação/Arquivo
Leão tentou ontem a última investida para fortalecer nome do deputado Luiz Augusto 28 de janeiro de 2017 | 07:35

PP deve anunciar apoio a Coronel na próxima terça-feira

exclusivas

O PP saiu frustrado da ofensiva que fez ontem sobre o PCdoB a fim de obter o apoio da legenda para o candidato do partido à presidência da Assembleia, Luiz Augusto. O presidente do PP, o vice-governador do Estado e secretário estadual de Planejamento, João Leão, chegou a oferecer ao partido a vaga ao Senado na chapa de Rui Costa (PT) que havia sido prometida a ele em 2018.

Pela proposta, ao invés de concorrer ao lado do atual secretário Jaques Wagner (Desenvolvimento Urbano) para senador, Leão abriria mão do posto para entregá-lo a um nome de livre escolha dos comunistas. Embora a idéia tenha balançado o partido de Davidson Magalhães, não foi, entretanto, suficiente, para fazer a bancada recuar no apoio a Marcelo Nilo, presidente da Assembleia e candidato à reeleição.

A investida também acabou tornando público o enfraquecimento do nome do PP à presidência e reforçando o de seu aliado, Angelo Coronel, do PSD, que conseguiu polarizar a disputa com o presidente da Assembleia. Os dois firmaram um pacto pelo qual o que estivesse mais forte apoiaria o outro. Coronel iniciou a corrida mais fortalecido por ter um partido com mais deputados do que o PP – sete contra cinco da bancada progressista.

Em seguida, o candidato do PSD obteve o compromisso de apoio de dois deputados do PSL – Manassés e Alan Castro. Trata-se do mesmo partido de Marcelo. Ontem, influenciado pelo presidente estadual do PDT, Félix Jr., o secretário estadual de Agricultura, Victor Bonfim, deputado licenciado, anunciou que voltaria à Assembleia exclusivamente para votar em Coronel.

Excluído do embate pela dimensão assumida pela candidatura de Coronel, o PP deve, cumprindo o compromisso que assumiu, se reunir nas próximas horas para anunciar apoio à candidatura do PSD. O mais provável é que a decisão seja anunciada na próxima terça-feira, um dia antes de as oposições também formalizarem a escolha do nome que apoiarão à Assembleia.

Apesar do clima a seu favor, Coronel descarta a possibilidade de receber o apoio do PP nesta semana. Segundo o parlamentar, os partidos acordaram que antes ouviriam suas bancadas a fim de se posicionar. “Pra mim, tanto faz eu quanto Luis Augusto, o importante é derrotar o continuísmo”, afirma o deputado do PSD.

Comentários