Foto: Metropress
Deputado Angelo Coronel 31 de janeiro de 2017 | 17:20

Adesão de Jânio levanta suspeitas no governo contra Coronel

exclusivas

A adesão do deputado Jânio Natal (PTN) à campanha do deputado Angelo Coronel (PSD) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa aumentou suas chances de vitória, porém provocou uma elevação significativa no clima de animosidade na Casa bem como desconfiança em setores do governo com relação à candidatura do grande opositor do presidente e candidato à reeleição Marcelo Nilo (PSL), cujo nome deixou de ser favorito.

O pivô da irritação no governo seria a afirmação de Jânio segundo a qual ele resolveu mudar seu voto para Coronel depois de ouvir o apelo de “uma pessoa a quem devo muito” e que lhe pediu para que “ocultasse seu nome”. “…entre os diversos pedidos, houve um de uma pessoa a quem devo muito, e não me senti à vontade para negar-lhe o voto; esta pessoa, inclusive, pediu que ocultasse o seu nome..”, disse o parlamentar na nota em que justificou sua decisão, criando o maior suspense.

Com base em boatos de que Jânio teria se reunido recentemente com ACM Neto (DEM), prepostos do governo estadual estimaram que o pedido teria sido formulado ao deputado pelo prefeito. Por este motivo, em setores governistas e petistas, a candidatura de Angelo Coronel já estaria sendo encarada como de “oposição”, um primeiro passo para uma hipótese que não pode ser desconsiderada de o governo tentar enfrentá-la com o próprio Nilo ou com outro nome da base.

Apesar de pertencer a um partido governista, o nome de Coronel só ganhou musculatura a partir do momento em que 15 deputados de oposição manifestaram, em reunião, apoio a seu nome. No mesmo encontro, o prefeito ACM Neto (DEM), que o convocou, defendeu abertamente voto no candidato do senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, habilitando-se como principal fiador da candidatura e praticamente alijando o governo do processo.

“Marcelo pode até perder as condições de se eleger amanhã (quarta-feira, em votação prevista para iniciar às 14h), mas Coronel cometeu o erro de se apresentar como um candidato da oposição. Está ficando difícil vê-lo como nome da base”, afirmou hoje um deputado governista a este Política Livre, ao analisar o confuso quadro político da Assembleia. Apesar de Natal ter comparecido a um almoço, na última quinta-feira, em apoio a Marcelo, o deputado decidiu apalavrar apoio a Coronel desde o final de semana.

Ao tomar conhecimento de que seu voto no presidente da Assembleia perigava, aliados de Nilo no governo o procuraram para conversar a fim de tentar demovê-lo da idéia. Seu compromisso com Coronel, no entanto, já estava selado e, na avaliação do governo, passou por uma negociação direta com o prefeito de Salvador, com o qual o deputado, inclusive, teria bolado a estratégia de emitir a nota com um código para lhe atribuir a responsabilidade pela escolha de Coronel.

Comentários