Foto: Jotafreitas/Bahiatursa
A Ilha dos Frades fica à uma hora e meio de barco de Salvador 02 de dezembro de 2016 | 16:30

Estudo de qualidade da água foi diferencial para praia na Ilha dos Frades receber Bandeira Azul

bahia

Após dois anos do início do processo para obter a certificação, a praia da Ponta da Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, que fica à uma hora e meio de barco de Salvador, recebeu neste mês de novembro a Bandeira Azul, selo internacional socioambiental que legitima a praia como uma das melhores do país. O ritual sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pela certificação, que são: Educação e Informação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental; e Segurança e Serviços. O reconhecimento internacional pela conservação da natureza foi solicitado pela Prefeitura e o processo aceito por um júri da organização não-governamental Foundation for Environmental Education (FEE), que concede a Bandeira Azul em todo o mundo. Responsável pela avaliação da qualidade da água das praias de grande parte do Estado, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) teve grande importância nesta intitulação da praia.

A Balneabilidade pode ser entendida como qualidade requerida das águas destinadas à recreação de contato primário, onde se considera o risco do contato direto e prolongado, havendo possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. O monitoramento é definido em norma técnica, resolução N.º274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina os limites máximos aceitáveis para uma praia ser considerada balneável – segura para o banho.

O coordenador de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos do Inema, Eduardo Topázio, explica como o estudo de balneabilidade é realizado pelo Instituto. “As amostras de água são coletadas semanalmente, no período da manhã, no dia e em locais com maior concentração de banhistas, que são os mais críticos. O resultado da análise é divulgado semanalmente, após cinco semanas seguidas de avaliação, nas quais é avaliada a condição predominante da praia. Esta avaliação, baseada em critérios técnico-legal, define se a praia está própria ou imprópria. Toda semana o procedimento se repete, substituindo a semana mais antiga da série de cinco e incluindo a semana mais recente (última). Para ser considerada própria 80% das amostras devem apresentar no máximo 1.000 Coliformes Fecais ou 800 Escherichia Coli (E. Coli), ou 100 Enterococos por 100 mL de água que são as bactérias previstas na resolução CONAMA”, disse Topázio.

A divulgação dos resultados sobre as condições das praias são atualizados e divulgados semanalmente através do Boletim de Balneabilidade, disponibilizado no site www.inema.ba.gov.br.

Comentários