Foto: Política Livre
A segunda opção do PT é apoiar a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) à Prefeitura 30 de maio de 2016 | 07:23

As opções do PT para Salvador, por Raul Monteiro

exclusivas

Depois de postergar ao máximo uma definição com relação à sucessão municipal e de ter, durante muito tempo, alimentado a ideia de lançar várias candidaturas de oposição ao prefeito ACM Neto (DEM) como uma estratégia para empurrar a disputa para o segundo turno e tentar derrotá-lo, o PT de Salvador parece ter se convencido de que tem à mão efetivamente duas alternativas: a primeira é sair de fato com candidato próprio, posto para o qual o ex-ministro Juca Ferreira larga na frente com vantagem. A segunda é apoiar a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) à Prefeitura.

O partido passou a trabalhar com as duas hipóteses após tentar, sem sucesso, convencer o PCdoB a substituir a candidatura da deputada federal Alice Portugal pela da ex-vereadora Olívia Santana sob o argumento de que a segunda serviria perfeitamente ao propósito de fazer um confronto na capital na base do “nós contra eles” ou da “favela contra o play ground”, ao qual os comunistas, comandados na Bahia pelo deputado federal Daniel Almeida, não se curvaram. Daí que, no novo cenário pensado por articuladores do PT, o PCdoB e Alice devem ser abandonados à própria sorte.

Não é o que pode acontecer com Lídice, cujo nome passou a receber várias manifestações de apoio por parte de petistas desde a semana passada, o primeiro deles do vereador Arnando Lessa, para quem o partido deveria abandonar definitivamente a ideia da candidatura própria e concentrar suas forças no apoio à senadora o quanto antes. Petistas como Lessa asseguram que Lídice pode se encantar com a candidatura e fazer o confronto devido com o prefeito ACM Neto, desde que o partido não se furte a lhe dar as devidas condições para a disputa.

Embora a ideia não seja consensual no PT, ela só perde para aqueles que defendem a saída Juca Ferreira, apontando, entre as vantagens de sua candidatura, o fato de não ter máculas e possuir qualificação suficiente para enfrentar o prefeito de igual para igual na campanha, marcando posição em defesa do PT e de seu “legado de conquistas sociais”. Para se viabilizar, Juca precisa convencer, no entanto, os setores do partido que avaliam a opção por ele como excessivamente elitista, preferindo nomes como o do vereador Gilmar Santiago e do deputado federal Valmir Assunção.

* Artigo publicado originalmente no jornal Tribuna da Bahia

Raul Monteiro*
Comentários