25 de julho de 2014 | 13:23

Novo Vox sobre sucessão baiana sai semana que vem

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Uma pesquisa Vox Populi sobre a sucessão estadual sem os vícios apontados numa sondagem do mesmo instituto cuja publicação foi impugnada pela Justiça baiana na semana passada deve estar sendo divulgada entre quarta e quinta-feira da semana que vem. Seria uma resposta da coligação do candidato Rui Costa (PT) à pesquisa Ibope/TV Bahia que o colocou em terceiro lugar, com apenas 8% das intenções de voto.

A Vox foi impugnada pela coligação liderada pelo candidato Paulo Souto (DEM) porque continha perguntas, segundo o grupo adversário do petismo, tendenciosas, que induziriam os entrevistados, a exemplo de um quesito que associava Rui Costa à presidente Dilma Rousseff (PT), bem avaliada pelos baianos, e o democrata ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), campeão de impopularidade no país.

De acordo com petistas ouvidos pelo Política Livre, o novo Vox, mesmo sem associar Rui a Dilma, mostra um crescimento significativo do candidato, capaz de empolgar a militância, apoiadores e financiadores, grupo mais abalado com a tese de que o petista permanece estacionado na preferência do eleitorado, estimulada pelo último Ibope. Segundo um deles, embora não ultrapasse Souto, Rui estaria mais de oito pontos percentuais à frente do registrado na consulta da TV Bahia.

Os petistas admitem que sofreram um abalo fortíssimo com a divulgação dos números do instituto contratado pela emissora de propriedade da família do prefeito ACM Neto (DEM), principalmente no interior, onde a avaliação de que Rui Costa tem dificuldades de crescer é disseminada pelos adversários com mais facilidade. Mas reforçam ser impossível acreditar nos números quando os  comparam com a realidade que dizem ver nas ruas.

“Visitamos a Bahia toda. O clima é favorável a Rui”, acrescenta outro deles. Ele não soube informar, entretanto, se o Vox que sairá na semana que vem será também contratado pelos grupos A Tarde, Metrópole e TV Aratu, que atuarão juntos na cobertura destas eleições e marcariam o lançamento da parceria com a divulgação da pesquisa que acabou sendo impugnada.

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