Foto: Reprodução/ Blog Vermelhinho-BA
Estrada que liga Cairu a Nilo Peçanha não vê melhorias desde que foi construída, denuncia moradora 08 de janeiro de 2014 | 19:36

Moradores denunciam situação de abandono em Cairu

bahia

Após as graves denúncias feitas pelo presidente do Democratas em Salvador, Heraldo Rocha, sobre o estado de calamidade em que vive a população do município de Cairu, no baixo-sul baiano, no que diz respeito à falta d’água que assola a região neste verão e a já conhecida estrada que liga a cidade a Nilo Peçanha, este Política Livre conversou com moradores da região, que relataram como está o dia a dia de quem vive no local. “As pessoas têm deixado os seus carros no vilarejo de Graciosa, que fica na cidade de Taperoá. De lá pegam uma lancha, só para evitar a estrada. Desde que ela foi construída, na gestão de Paulo Souto, não recebeu nenhuma obra de melhoria, mesmo com o aumento do comércio e o trânsito intenso de caminhões e ônibus em Cairu”, disse Luciana Nascimento, que mora em Salvador, mas alega fazer o percurso entre as duas cidades toda semana. “A prefeitura joga cascalho na pista para tentar minimizar a buraqueira, mas alega que não pode resolver o problema por completo, nem melhorar a iluminação, porque a responsabilidade é do governo”, explica Luciana.

Falta D’água – A irmã de Luciana, Dannyela Nascimento, critica a inércia da prefeitura local por conta da falta d’água. “Desde o início de dezembro falta água em Cairu. Dizem por aqui que há um problema no equipamento que viabiliza o fornecimento, mais precisamente na bomba. A água chega bem fina durante a madrugada e nós armazenamos no balde”, conta. Em meio aos relatos, as irmãs acusaram o prefeito da cidade, Fernando Brito (PMDB), de “brincar com a cara da população de Cairu”. “Na principal festa da cidade, ele [o prefeito] mandou que relembrássemos os velhos tempos, onde íamos buscar a água com o balde. Já um vereador, ligado ao prefeito, disse-nos que a prefeitura não tem autonomia para pedir carro pipa ou resolver o problema do equipamento, e ainda pediu para darmos graças a prefeitura por termos esse resto de água, além de pôr a culpa na Embasa. As fontes de Cairu secaram por conta da falta de manutenção! Em Salvador, com o número de matrícula da Embasa conseguimos carro pipa sem ser amigo de deputado. Nós não queremos mais conversa, queremos água!”, esbravejaram.

O presidente do Democratas em Salvador, Heraldo Rocha, que há muito cobra providências para essas situações em Cairu, ressalta o potencial turístico da cidade. “Na último domingo a ilha de Boipeba, que é distriro de Cairu, foi destaque na revista Muito! de A Tarde como um dos lugares mais belos do mundo. É inadmissível que ninguém tome uma providência para aquele lugar. O povo está sofrendo e o turismo está sendo prejudicado”, disse Heraldo ao Política Livre. Em 2013, o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) esteve reunido com o prefeito de Cairu, Fernando Brito (PMDB), na tentativa de resolver os problemas na estrada. De acordo com a reportagem do blog de Ademilton Ferreira, o parlamentar fez contato com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), para informar o fato e solicitar a recuperação da via, e logo em seguida pediu ajuda para o vice-governador do estado, Otto Alencar. A promessa era de que a rodovia estivesse recuperada em novembro passado, mas até então nenhuma atitude eficaz foi tomada.

Mário Pinho
Comentários