Foto: Divulgação
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira 04 de setembro de 2013 | 17:43

Audiência discute desbloqueio da Telexfree

bahia

A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembléia Legislativa referendou na manhã dessa quarta (4) o papel de ferramenta institucional interessada na busca de soluções para a situação de mais de 100 mil baianos que investiram na Telexfree. A audiência pública convocada pela Comissão atraiu empreendedores que atuam em Salvador e que tem viajado por diversos estados para esclarecer o caso após a retenção dos créditos e suspensão dos serviços da empresa em todo território nacional após uma liminar da Justiça do Acre há cerca de três meses. Coordenada pelo presidente da Comissão deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN), a audiência contou com a presença dos deputados Alvaro Gomes (PCdo B) e Carlos Brasileiro (PT) e o representante do Procurador Geral da Justiça, Ivan Machado, que assegurou à platéia não ter encontrado queixa-crime na Bahia sobre a Telexfree.

“Será que o resto do mundo está errado e apenas o Brasil está certo?”, questionou Tiago Marinho, representante dos divulgadores da empresa. Os empreendedores relataram na audiência que as operações da Telexfree, ou sistema de marketing multinível, continuam acontecendo em 50 países. “Estamos satisfeitos com a empresa que nos pagou sempre em dia. O que discutimos aqui é que fomos condenados e punidos sem sequer sermos julgados”, protestou o empreendedor Givanildo Correia para em seguida acrescentar: “Estão se respaldando em uma Lei de 1951 para nos prejudicar enquanto o início da internet, que abriga a totalidade dos negócios do marketing multinível, é do final da década de 60”.

O procurador Ivan Machado sugeriu a criação de uma comissão dos empreendedores para legitimar ação junto à Justiça do Acre para que seja recuperado o crédito a que os empreendedores têm direito. O presidente da Comissão, João Carlos Bacelar, garantiu que os investidores podem agora contar com a disposição da instituição para tentar recuperar os valores que foram investidos. Disse ainda que poderão ser agendadas visitas aos estados onde há maiores informações, a exemplo do Acre, Goiás e Espírito Santo, que poderão municiar a Câmara de Deputados para uma atualização na Lei que trata sobre marketing multinível.

Comentários