28 de outubro de 2012 | 08:55

Coisas que você precisa saber antes de votar

brasil

Algumas dúvidas dos eleitores e aponta as seis coisas que todo mundo deve saber antes de se dirigir às urnas neste domingo (28).

Haverá alguma mudança devido ao horário de Verão?
Não, já que  a Justiça Eleitoral determinou que horário para começar e terminar a votação deve seguir a hora local, sempre das 8h às 17h. Se o limite estourar, só os eleitores que já estiverem na fila para votar terão o título de eleitor recolhido e receberão uma senha para ir à urna eletrônica.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?
Caso você esteja em situação regular, sem título cancelado, pode votar normalmente.  A ausência no primeiro turno não torna o segundo turno facultativo.

Deixei de votar nas últimas eleições e não justifiquei minha falta. Posso votar hoje?
Quem deixou de votar apenas nos últimos dois turnos pode participar da votação sem problemas. Mas, caso você tenha faltado três turnos ou mais, seu título pode ter sido cancelado e não há como votar.

Caso esteja fora de minha zona eleitoral, como devo justificar meu voto?
Você deve ir, hoje, a qualquer local de votação e entregar o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, que pode ser encontrado no site do TRE. Se você não formalizar a justificativa no dia da eleição, deverá comparecer a seu cartório eleitoral com documentos que comprovem o motivo da ausência, no prazo de 60 dias depois da eleição. Leia mais no Correio.

Comentários