16 de abril de 2012 | 19:35

Atabaques rufam e terreiros se assanham com votação no STF

brasil

O STF julgará quarta-feira (18/4/12) a ADIN 3239. O assunto é o primeiro na pauta de julgamentos para esse dia. Se a ação for aprovada, todas as terras que hoje são ocupadas por comunidades quilombolas e as que são reividincadas por esses grupos poderão deixar de existir.

Na prática, do dia para a noite milhares de famílias perderiam o direito de manter residência nos quinhões de terras em que eles asseguram viveram seus ancestrais africanos, feitos escravos nos tempos do Brasil colônia.

Os negros daquela época, antes do fim da escravidão, quando fugiam se embrenhavam no interior do país, ainda inexplorado. Eles se juntavam e construíam fortificações para resisitir aos capitães do mato que tentavam recapturá-los.

Segundo o site da Comunidade Pró-Índio de São Paulo (CPISP) há comunidades quilombolas em pelo menos 24 estados do Brasil: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Leia mais no Blog do Noblat.

Manuel Martínez, Blog do Noblat
Comentários