08 de julho de 2010 | 18:38

EXCLUSIVO: Pichação do PT cita até Lula, mas "esquece" Lídice

Pichação diz que "Lula é Wagner, Dilma e Pinheiro"

Assim que começaram as especulações sobre a possibilidade de o deputado federal Walter Pinheiro (PT) concorrer ao Senado na chapa do governador Jaques Wagner, articuladores da candidatura a senadora da deputada federal Lídice da Mata (PSB) levaram a mão à cabeça.

Escolhido pelo governador Jaques Wagner, Pinheiro surgira como alternativa ao nome do senador César Borges (PR), que, depois de muitas conversas com o governo e representantes do PT, decidira disputar a reeleição na chapa de Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e candidato a governador pelo PMDB.

Os apoiadores de Lídice tinham basicamente duas preocupações com a confirmação do nome de Pinheiro. A primeira delas: uma chapa com dois nomes ao Senado concorrendo no mesmo espectro político continha mais riscos do que aquela em que um dos nomes representasse um segmento e o outro, outra corrente ideológica.

Mas havia uma apreensão mais forte por parte dos lidicistas: um candidato no PT como Pinheiro, com base eleitoral também forte em Salvador, não só lhe tiraria votos como poderia fazer com que o partido a esquecesse completamente, descarregando sua energia e apoio apenas no petista e comprometendo a eleição dela.

A foto que este Política Livre publica acima, enviada pela leitor Carlos Daniel, parece confirmar que Lídice e seus aliados tinham razão. Nos primeiros momentos em que a campanha ganha as ruas oficialmente, o muro pichado com propaganda de Wagner esquece completamente da existência da “companheira”.

Na conversa com o governador em que bateu o martelo sobre a disputa, Lídice teria ouvido de Wagner a promessa de ajuda plena para chegar ao Senado. Em conversa com este Política Livre na terça-feira, com exclusividade, Wagner voltou a dizer que confia na eleição dos seus dois candidatos ao Senado.

Será que Lídice pode continuar fazendo o mesmo? (Raul Monteiro)

Comentários