23 de outubro de 2009 | 12:40

EXCLUSIVO: Desembargadores impedem recondução de irmão de Telma Brito no TRE

Por 16 votos a 9, o Tribunal de Justiça negou hoje o pedido de recondução do juiz Marcelo Brito para atuar no pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), colocando em seu lugar o juiz Cássio Miranda.

A decisão do pleno do TJ foi interpretada como um duro recado à desembargadora Telma Brito, irmã de Marcelo e candidata de Carlos Alberto Dultra Cintra à sucessão de Sylvia Zarif na presidência do Tribunal.

Na mesma sessão, os magistrados teriam aprovado ainda uma resolução que confirmaria a leitura, feita no TJ, de que os passos de Telma e seu grupo estão sendo marcados com rigor.

Os desembargadores decidiram aprovar uma resolução estabelecendo que apenas os cinco desembargadores mais antigos podem disputar cargos na mesa diretora.

A decisão impediria que Telma colocar-se  em prática um plano sobre o qual muito se especulou nos últimos dias no TJ: ela renunciaria à candidatura para favorecer, por exemplo, o sexto mais antigo do pleno, Mario Alberto Hirs.

Segundo se comenta, a medida teria sido pensada pela desembargadora como forma de evitar expor-se na disputa, jogando em seu lugar um membro de seu grupo agora para  para tentar viabilizar-se em outra eleição.

Comentários