07 de setembro de 2009 | 07:48

Na atual legislatura, Câmara perdoa 85% das ‘faltas’

Em mais uma evidência de desapreço à Viúva, veneranda e indefesa senhora, a Câmara decidiu fazer vistas grossas ao absenteísmo. Desde fevereiro de 2007, quando a atual legislatura começou a “trabalhar”, a Mesa diretora da Câmara perdoou 85% das faltas dos deputados.

Deve-se a descoberta aos repórteres Ranier Bragon e Maria Clara Cabral. Notícia produzida pela dupla foi pendurada na manchete da Folha. Perscrutando dados oficiais, a dupla descobriu que o pico de faltas ocorre em dias emendados a feriados e finais de semana e durante as festas regionais.

A principal justificativa para o abono das faltas é a de que os deputados encontravam-se em “missão oficial”. Para que determinada “missão” seja acolhida como “oficial” basta que o líder da bancada a que pertence o faltoso expeça um pedido de abono.

A declaração do líder vai à Mesa, que digere sem maiores questionamentos a informação de que o deputado cumpriu tarefa partidária ou legislativa. Leia mais no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha.

Comentários