11 de maio de 2009 | 09:12

EXCLUSIVO: Sylvia Zarif entrega pessoalmente lista tríplice a Wagner e clima esquenta no TJ

No clima de grande indefinição que se estabeleceu no Tribunal de Justiça desde a votação da lista tríplice para a escolha do próximo desembargador do Estado, na última sexta-feira, uma sinalização emitida por parte da presidência do TJ animou parcela significativa do pleno.

Momentos depois da eleição dos três nomes que serão submeticos ao governador Jaques Wagner para a escolha do novo desembargador, a presidente do Tribunal de Justiça, Sylvia Zarif, fez chegar aos colegas a informação de que vai levar pessoalmente a lista a Jaques Wagner ainda no dia de hoje.

A decisão da presidente do TJ rompe uma praxe de o órgão enviar, por ofício, ao governo os nomes apontados e exatamente por este motivo é carregada de significados, o maior deles, o de que a desembargadora possivelmente vai apresentar alguma opinião sobre o pleito que envolveu cinco procuradores e um promotor do MP.

No Tribunal de Justiça, a avaliação é uma só: Se Sylvia Zarif decidir declarar ao governador que a eleição do TJ expressou o interesse da maioria, como indicou a votação, estará sinalizada também, por parte do comando do Tribunal, a preferência por José Cupertino, escolhido por 27 dos 30 desembargadores.

Caso contrário, estará selando apoio a Marta Karaoglan. Ela foi a terceira colocada na disputa, com 14 votos, e é a candidata do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra. A segunda candidata mais votada, Nágila Brito, apesar dos 24 votos, não teria ninguém a interceder em seu favor.

Comentários