06 de maio de 2009 | 11:36

Codesal prestou esclarecimentos à Coordec sobre emergência em Salvador no dia 27, garante coordenador

Em telefonema há pouco ao Política livre, o Coordenador de Defesa Civil de Salvador, Osny Santos, garantiu que prestou todos os esclarecimentos à Coordenação de Defesa Civil do Estado com relação ao pedido de decreto de emergência da Prefeitura de Salvador no último dia 27 de abril, cinco dias após a solicitação formal ao governo feita pelo prefeito João Henrique (PMDB).

“Fui pessoalmente na Coordec entregar o Relatório de Avaliação (Avadan), atendendo a prazo exigido pela secretaria nacional de Defesa Civil. Além do protocolo da entrega, fiz o registro em fotos”, disse Santos, rebatendo informações do governo do Estado segundo as quais apenas ontem, às 16hs, a Prefeitura teria enviado as informações exigidas para a concessão da emergência.

Segundo o coordenador de Salvador, três dias após ter protocolado o Avadan, às vésperas do feriado, ele recebeu um fax ilegível da Coordec solicitando informações complementares. O fax foi repetido no dia 1 de maio, no feriado, nas mesmas condições. Por este motivo, no dia 4, a Codesal entrou em contato com a Coordec solicitando esclarecimentos sobre o pedido.

“A Coordec então esclareceu que precisava de mais detalhes, a exemplo de informações sobre escolas e postos de saúde, além de registro fotográfico, o que não exigido pelo manual de decretação de emergência”, declarou Santos, acusando a Coordec de deliberamente buscar dificultar o atendimento do pleito do prefeito João Henrique (PMDB).

Segundo ele, as mesmas dificuldades teriam sido criadas pelo órgão estadual no ano retrasado, quando a Prefeitura fez pedido de emergência semelhante. Para ele, a demora não foi a responsável pelos transtornos registrados ontem, mas eles poderiam ter sido prevenidos, em boa medida, caso a Prefeitura pudesse ter agilizado procedimentos possibilitados pela emergência.

Comentários