14 de janeiro de 2009 | 20:01

DEM promete obstruir convocação se eleição da mesa for pelo painel eletrônico

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Heraldo Rocha, anunciou agora há pouco que o partido irá obstruir todas as votações da convocação extraordinária, se as regras da eleição para a mesa diretora da Casa não forem definidas de acordo com o que determina o regimento interno do Legislativo.

Durante a sessão de hoje, a mesa anunciou ter acatado requerimento do deputado Paulo Câmera (PTB) para que os votos dos deputados sejam registrados no painel eletrônico, como ocorre em todas as votações da Casa, mas, segundo Rocha, o regimento determina o uso de cédulas, “dada a possibilidade de fraude no processo eletrônico”.

“Há dois meses, quando da votação de um título de cidadão, foi sugerida a votação no painel eletrônico que, ao final, revelou a votação dos deputados. O sistema não é seguro, tanto que nas eleições da Câmara Federal e do Senado, as votações secretas para eleição da Mesa são feitas com o uso de cédulas”, enfatizou Rocha.

Para ele, o processo beneficiaria o atual presidente da Assembléia, Marcelo Nilo (PSDB), que concorre à reeleição com o apoio do governador Jaques Wagner e da bancada do PT na Casa. “Essa mudança nas regras da eleição demonstram medo e insegurança do Governo e, principalmente, falta de confiança em sua base”, disse.

Comentários