03 de maio de 2008 | 13:26

Crise no PSB: Aliados de Lídice acham que Thomé de Souza usa Mascarenhas contra sua pré-candidatura

O comando do PSB baiano está convencido de que o prefeito João Henrique e seu partido, o PMDB, estão por trás da operação que reforçou politicamente o presidente dos socialistas em Salvador, Paulo Mascarenhas, fazendo com que ele elegesse, num Congresso extraordinário, mais delegados do que o grupo da deputada federal Lídice da Mata ao Congresso Estadual que escolherá a nova direção da legenda no Estado.

Além de presidente estadual do PSB, Lídice é pré-candidata do partido à Prefeitura e este seria o motivo porque liderados dela acreditam que a parlamentar passou a sofrer uma tentativa de contestação no comando da legenda. Entre estes setores, a análise mais frequente é a de que Lídice teve forte papel na mudança da correlação de forças no campo municipal, ao jogar o peso de sua liderança contra o prefeito.

Com um discurso contundente contra a decisão de João Henrique de votar o PDDU, a deputada trabalhou abertamente contra o projeto na Câmara Municipal, emplacou a melhor manchete contra ele ao dizer que o prefeito “deu uma guinada à direita” ao aprová-lo e depois foi ungida pré-candidata pelos socialistas, numa atitude que acabaria influindo também na atitude do PT de romper com a administração.

Por todas estas razões, afirmam seus aliados, a pré-candidatura de Lídice estaria na mira do Thomé de Souza e, particularmente, do prefeito João Henrique, que teria identificado em Paulo Mascarenhas a chance de lhe dar o troco. Mascarenhas foi secretário de Emprego e Renda da Prefeitura, indicado por Lídice, em substituição ao atual secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, até o rompimento do PSB com o prefeito.

Considerado competente e articulado, o novo secretário teria ganho rapidamente, primeiro, a simpatia do prefeito e, em seguida, a do PMDB, obtendo um grau de autonomia que logo teria incomodado a líder socialista. Sob estas condições, consolidaram-se as divergências entre ele e o grupo dela quanto à forma de rompimento com a administração, gerando, inclusive, um clima de inimizade pessoal.

Comentários