Vereador diplomado denuncia adiamento de posse na Câmara de Lauro de Freitas
Por Redação
20/02/2026 às 16:45
Atualizado em 20/02/2026 às 20:58
Foto: Divulgação
Vereadores diplomados aguardam tomar posse Lauro de Freitas
Flor Cruz (Avante) denunciou o adiamento da posse dele e de mais dois vereadores diplomados em Lauro de Freitas. Segundo ele, o presidente da Câmara Municipal, Juca (PSDB), presente na cerimônia de diplomação, nesta sexta-feira (20), se recusou a realizar a posse, ao informar que o ato ocorrerá apenas na próxima segunda-feira (23), “a pedido da prefeita do município”.
De acordo com o vereador diplomado, a decisão representa uma afronta à autonomia do Poder Legislativo e levanta questionamentos sobre a independência entre os poderes no município. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Flor Cruz criticou a postura adotada pela presidência da Casa. “Um absurdo. Uma pena o Poder Legislativo ser subserviente à prefeita”, declarou.
Ao reconhecer a ocorrência de fraude eleitoral relacionada às candidaturas de Elisabete Paes Alves Andrade (PSD) e Maria da Glória Alves de Oliveira (PSB), nas eleições de 2024, a Justiça Eleitoral determinou a cassação dos diplomas dos vereadores eleitos de Lauro de Freitas Marcelo Estevão da Silva Leite, Joélio Araújo de França e Augusto César Cruz dos Santos, filiados ao PSD e ao PSB.
Com isso, três novos vereadores assumiram as vagas: Flor Cruz (Avante), Felipe Manassés (PP) e Rodrigo Criollo (MDB), que aguardam tomar posse.
Procurado, o presidente da Câmara de Lauro de Freitas não respondeu aos contatos até a conclusão desta reportagem. O espaço, porém, segue aberto para suas manifestações.
2 Comentários
Noemia de Oliveira
•
20/02/2026
•
14:58
Noemia de Oliveira Santos
•
20/02/2026
•
14:57
