Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Comitê Gestor projeta novo ciclo de desenvolvimento, inovação e geração de empregos em Camaçari
Comitê Gestor projeta novo ciclo de desenvolvimento, inovação e geração de empregos em Camaçari
Por Redação
20/02/2026 às 17:30
Foto: William Rocha/Divulgação/PMC
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT)
O Comitê Gestor de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Camaçari vem conduzindo uma agenda estratégica voltada à preparação do município para um novo ciclo de crescimento, com foco na diversificação da economia, fortalecimento da indústria, expansão do setor de serviços e estímulo à área de tecnologia.
O grupo é formado pelo prefeito Luiz Caetano (PT) e por secretários das áreas estratégicas da administração municipal, a exemplo de Adriana Marcele (Desenvolvimento Econômico), Tetê Teles (Serviços Públicos), Rodrigo Nogueira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Luis Reis (Fazenda).
Entre as principais frentes de atuação está o acompanhamento técnico dos impactos da chegada da BYD ao município. O comitê trata o tema como estratégico e permanente, avaliando os reflexos do novo empreendimento na geração de empregos, no fortalecimento da cadeia produtiva e na atração de novos investimentos para a cidade.
Outro eixo central do trabalho é a preparação de Camaçari para a nova realidade da reforma tributária, que muda a lógica de arrecadação, transferindo a cobrança do imposto da origem para o destino. Diante desse cenário, o comitê gestor vem estruturando, sob a liderança do prefeito Luiz Caetano, um novo plano de desenvolvimento econômico para garantir maior segurança fiscal e sustentabilidade ao município.
A estratégia vai além da consolidação do parque industrial. A proposta é ampliar a base econômica local, estimulando também os setores de serviços e tecnologia, com investimentos em áreas que contribuam para a modernização da cidade e para a criação de um ambiente mais competitivo.
O cenário atual é avaliado pela gestão como “animador”. Somente no mês de fevereiro, 438 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho por meio do CIAT, equipamento da Prefeitura responsável por captar vagas junto à iniciativa privada e intermediar a inserção de trabalhadores no mercado.
Para o prefeito Luiz Caetano, o trabalho do comitê consolida um novo modelo de planejamento para o município, baseado em dados, integração entre secretarias e diálogo com o setor produtivo.
“A gente está preparando Camaçari para o futuro e para o presente, com ações que já começam a produzir resultados agora. Nosso objetivo é não depender apenas da indústria, mas desenvolver também os serviços e a tecnologia, ampliando oportunidades, atraindo investimentos e garantindo mais emprego e renda para a população”, afirmou.
A mais recente reunião do Comitê Gestor de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Camaçari ocorreu na quinta-feira (19), na Cidade do Saber.
