/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

PP no Paraná veta candidatura de Moro nas eleições de 2026 e abre impasse em federação

PP no Paraná veta candidatura de Moro nas eleições de 2026 e abre impasse em federação

Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, afirmou nesta segunda-feira (8) que endossa decisão local

Por Catarina Scortecci/Folhapress

08/12/2025 às 17:45

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado/Arquivo

Imagem de PP no Paraná veta candidatura de Moro nas eleições de 2026 e abre impasse em federação

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR)

O diretório do PP (Progressistas) no Paraná decidiu nesta segunda-feira (8) que não irá homologar a candidatura do senador Sergio Moro (União Brasil) para o governo estadual em 2026.

A deliberação foi unânime e o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que não irá interferir. A posição no Paraná gera um impasse com o partido de Moro, o União Brasil. No plano nacional, PP e União Brasil já foram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedir a aprovação de uma federação, a União Progressista.

"Havia uma expectativa que pudéssemos nos entender com o União Brasil aqui no Paraná, mas isso não ocorreu ao longo destes sete meses, desde que a federação foi anunciada. Ele [Moro] teve oportunidade de conversar com todos e não conseguiu adesão aqui nas fileiras do Progressistas. É o resultado de meses de diálogo. Mas infelizmente o diálogo não prosperou", disse o deputado federal Ricardo Barros (PP) em entrevista.

No Paraná, o PP integra a base de apoio ao governador Ratinho Junior, do PSD, que deve lançar um nome próprio para o governo estadual no ano que vem.

O PSD tem uma lista de filiados interessados na cadeira e a decisão final sobre o nome que vai às urnas deve ficar com Ratinho Junior. Entre eles, estão os secretários estaduais Guto Silva (Cidades) e Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável), o vice-governador Darci Piana e o deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa.

Para o grupo de Ratinho Junior, Moro é o principal obstáculo no pleito do ano que vem.

"Para encaminhar o registro de chapa, é preciso a assinatura do presidente Ciro Nogueira e do presidente Antonio Rueda, e, no momento, a nossa federação não tem consenso para registrar uma chapa majoritária", disse Barros.

Para a disputa na proporcional, o PP paranaense quer ao menos reeleger a atual bancada, formada por 5 deputados federais e 7 deputados estaduais.

O deputado ainda sugeriu que Moro deve procurar outra legenda, caso mantenha os planos de candidatura ao Palácio Iguaçu.

"Eu penso que o senador Sergio Moro será candidato de qualquer forma. Ele está no meio do mandato como senador. Vai concorrer de qualquer maneira e vai procurar um partido que lhe garanta a legenda. Aqui na federação, ele não terá condição de registrar sua candidatura por conta da decisão do diretório estadual do Paraná, que será apoiada pelo senador Ciro, como ele afirmou", continuou Barros.

Questionado se a decisão do Paraná traz risco à federação, Ciro Nogueira afirmou que "espero que não". "Minha relação com o presidente Rueda é a melhor possível. É uma situação que vamos ter que enfrentar com muito diálogo. Colocando os interesses nacionais acima de qualquer coisa", disse ele.

Ele repetiu que vai respeitar a decisão local do partido. "Senador Moro é um grande nome, está liderando as pesquisas, mas jamais ficarei contra a decisão do diretório do Paraná", disse Nogueira. "Eu costumo dizer que o Ricardo comanda o partido comigo a nível nacional, imagina no Paraná", continuou ele.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.