/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

CCJ da Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas; "vitória da categoria", diz Suíca

CCJ da Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas; "vitória da categoria", diz Suíca

Por Redação

03/12/2025 às 20:30

Atualizado em 03/12/2025 às 23:31

Foto: Divulgação

Imagem de CCJ da Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas; "vitória da categoria", diz Suíca

Suíca acompanha de perto o andamento do projeto que regulamenta profissão de garis e margarida

O Projeto de Lei 4146, que regulamenta a profissão de garis e margaridas em todo o país, passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta quarta-feira (3). A informação foi confirmada e comemorada pelo pré-candidato a deputado e dirigente sindical Luiz Carlos Suíca (PT). O petista acompanhou tudo direto de Brasília e retornou para Salvador "com a mochila cheia de novidades". 

"Vitória da categoria mais uma vez. São mais de 150 anos que esperamos por reconhecimento e garantias de direitos", sintetiza Suíca. A proposta — construída a partir de mobilização nacional dos sindicatos da limpeza urbana e que teve o senador Paulo Paim (PT-RS) como autor do texto original, além do empenho da deputada Erika Kokay (PT-DF) — garante piso salarial nacional, adicional de insalubridade, definição de atribuições profissionais, além de assegurar condições mínimas de segurança, equipamentos adequados e treinamento contínuo.

Suíca estava na votação ao lado de lideranças sindicais de todo o Brasil, e destacou que a aprovação na CCJ representa “vitória de décadas de luta” e reforçou que a categoria finalmente terá reconhecimento legal compatível com a importância social de suas atividades. 

Pelo texto aprovado, os trabalhadores passam a ter garantia de insalubridade mínima de 20%, podendo chegar a 40% conforme avaliação técnica, além de piso salarial nacional unificado, a ser definido em regulamentação posterior, mas com patamar referencial já estabelecido no relatório aprovado.

Segundo o dirigente, o avanço na CCJ só foi possível graças à mobilização articulada por sindicatos de todo o Brasil, que pressionaram o Congresso e realizaram caravanas, atos e audiências. “É a gratidão do país com quem produz limpeza e mantém as cidades funcionando. Essa vitória é de todos os trabalhadores, trabalhadoras que nunca deixaram de lutar”, afirma Suíca, reforçando que o foco agora é garantir aprovação final no plenário do Senado para sanção do presidente.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.