/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Anistia de Bolsonaro ‘é sonho de verão’, diz Paulinho da Força, relator do projeto

Anistia de Bolsonaro ‘é sonho de verão’, diz Paulinho da Força, relator do projeto

Deputado afirma que proposição só será votada caso PL não apresente emendas ou destaques ao texto

Por Levy Teles/Estadão

08/12/2025 às 19:45

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Arquivo

Imagem de Anistia de Bolsonaro ‘é sonho de verão’, diz Paulinho da Força, relator do projeto

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP)

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que não há nenhuma possibilidade de perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e afirmou que a expectativa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é um “sonho de verão”.

Diferentemente do que esperava a ala bolsonarista na Câmara, Paulinho defende que o projeto deve tratar de uma redução parcial de penas e não de um perdão “amplo, geral e irrestrito”, como queriam.

Flávio Bolsonaro, que lançou a pré-candidatura à Presidência da República em 2026 com o aval do pai, disse que um eventual recuo dele teria a anistia como preço.

Do outro lado do jogo, o preço para se pautar anistia, diz Paulinho, é que o Partido Liberal não tente alterar o texto apresentado por ele.

“Se o PL, partido do Flávio Bolsonaro, topar votar o meu relatório, está resolvido, vamos votar, segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Se quiserem fazer emenda, destaque, não tem votação”, afirmou.

“Não tem nenhuma possibilidade de anistia. Essa história do Flávio é um sonho de verão. Nós não temos força para votar a anistia”, completou Paulinho.

Em setembro, Paulinho da Força teve uma conversa com Flávio Bolsonaro no gabinete dele. Depois do diálogo, Flávio afirmou que concordava em pautar a anistia na Câmara, mas que faria “emendas” ao texto para garantir que o projeto de lei da anistia aos presos do 8 de Janeiro não se limitasse a uma redução de penas.

No Congresso Nacional, deputados e senadores podem apresentar emendas ou destaques a um projeto de lei e alterar o conteúdo de seu texto. No caso, a emenda que o PL pretende apresentar busca ampliar o perdão que a anistia alcançaria.

Antes mesmo de se encontrar com Flávio, Paulinho da Força se reuniu com a bancada do PL. Nesse dia, os parlamentares do partido de Bolsonaro hostilizaram o relator da anistia.

As reiteradas críticas de congressistas da oposição levaram o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a pedir desculpas ao relator e repudiar a ação.

“É fácil vir aqui, lacrar e atacar o relator de boa índole que veio aqui nos ouvir”, afirmou Sóstenes, que foi aplaudido ao fazer a crítica. “Fica aqui o meu repúdio.”

No sábado, 6, um dia depois de anunciar a pré-candidatura à Presidência, Flávio disse que a aprovação da anistia ainda neste ano é a prioridade.

Ele foi ironizado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), neste mesmo dia. “Não tem ambiente político no Brasil. Se eles fazem isso, Lula cresce cinco pontos“, disse, se referindo a pesquisas eleitorais.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.