Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Bandeira de Ratinho Jr., escolas cívico-militares têm bom resultado em programa de intercâmbio
Bandeira de Ratinho Jr., escolas cívico-militares têm bom resultado em programa de intercâmbio
Por Fábio Zanini/Folhapress
01/10/2025 às 18:44
Atualizado em 01/10/2025 às 18:44
Foto: Agência Estadual de Notícias/Arquivo

Possível candidato à Presidência da República, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), celebra resultados do programa de escolas cívico-militares, que deverá ser explorado com uma de suas bandeiras.
Dos 2.000 alunos da rede pública paranaense selecionados para fazer intercâmbio pelo programa Ganhando o Mundo em 2026, na Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, 417, ou 20,6%, estão matriculados em unidades cívico-militares.
O Paraná adotou este modelo em 2020 e, apesar da descontinuidade do programa em âmbito federal pelo governo Lula, mantém hoje 312 escolas e 190 mil alunos matriculados.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a fila de espera por uma vaga nessas unidades reúne quase 10 mil alunos. A pasta diz que 64% das 312 unidades conseguiram elevar a nota do ensino médio entre 2021 e 2023.
O projeto Ganhando o Mundo oferece ajuda para alunos que desejam fazer intercâmbio, custeando passagens aéreas, hospedagem em casas de família, seguro-saúde e uma bolsa-auxílio mensal.
