Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
TCM oficializa que vaga do conselheiro aposentado Mário Negromonte será de procurador de contas
TCM oficializa que vaga do conselheiro aposentado Mário Negromonte será de procurador de contas
Por Política Livre
31/07/2025 às 17:30
Foto: Divulgação/TCM

A escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) avançou nesta quinta-feira (31), quando os membros da Corte aprovaram, por unanimidade, o parecer do corregedor Plínio Carneiro Filho determinando que a vaga aberta com a aposentadoria de Mário Negromonte, no último dia 10 de julho, será ocupada por um integrante do Ministério Público de Contas (MPC).
A decisão segue o que determina a Constituição baiana, respaldada pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), e representa um marco histórico para o MPC, que passará a ter, pela primeira vez, assento no colegiado da Corte.
Com o parecer aprovado, o processo de sucessão avança para a fase de elaboração da lista tríplice para a escolha do substituto ou substituta de Mário Negromonte. Essa responsabilidade cabe ao procurador-chefe Danilo Diamantino, que deve submeter os nomes à votação interna e, depois, ao plenário do TCM. A lista será então enviada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a quem caberá a nomeação final após aprovação da Assembleia Legislativa.
Nos bastidores, a disputa já está em curso. Dois nomes despontam: a procuradora Camila Vasquez, esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) e nora de Mário Negromonte, e a procuradora Aline Rego, que tem o apoio de setores ligados ao PT. O outro nome da lista tríplice será o procurador Guilherme Macedo.
Camila Vasquez aparece como favorita, impulsionada pela articulação política do marido, que já declarou publicamente seu desejo de vê-la na cadeira ocupada até poucos dias atrás por seu pai. Apesar do anúncio da federação entre o PP e o União Brasil, Mário Júnior tem se comportado como aliado do governador.
