Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Couro, poeira e política: Jerônimo Rodrigues e ACM Neto se cruzam em festa no sertão
Couro, poeira e política: Jerônimo Rodrigues e ACM Neto se cruzam em festa no sertão
Por Política Livre
04/07/2025 às 11:01
Foto: Divulgação/Arquivo

O sertão vai ferver neste final de semana com mais do que o sol forte e o couro dos vaqueiros. O município de Curaçá, no norte da Bahia, receberá a visita dos dois protagonistas das eleições de 2022, que devem se enfrentar novamente em 2026 na corrida pelo Palácio de Ondina: o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).
Ambos confirmaram presença no segundo dia da Festa dos Vaqueiros de Curaçá, uma das mais tradicionais do interior baiano. O evento, que começou nesta sexta (4) e segue até domingo (6), costuma atrair multidões para os desfiles, festas e a missa que encerra a programação. ACM Neto vai no sábado, dia do desfile, enquanto Jerônimo confirmou presença no domingo, quando ocorre a missa.
A ida dos dois líderes ao mesmo município reforça o tom de prévia eleitoral que tem ganhado o interior da Bahia. Jerônimo, que mantém um ritmo intenso de viagens institucionais desde o início do mandato, vai acompanhado de aliados da base e será recebido em Curaçá pelo prefeito Murilo Bomfim (PT). Já ACM Neto estará ao lado do gestor de Salvador, Bruno Reis (União), presença frequente na festa da cidade e seu principal aliado político.
ACM Neto retomou em abril as viagens pelo interior, em um claro aceno de que está de volta ao jogo após a derrota para Jerônimo em 2022. Desde então, tem marcado presença em festas populares, feiras agropecuárias e encontros políticos.
Jerônimo, por sua vez, parece não ter desacelerado desde que assumiu o governo. O petista tem cumprido uma maratona de agendas em municípios de todas as regiões, misturando anúncios de obras com participação em festas tradicionais, além de receber prefeitos em Salvador, inclusive atraindo para a base novos aliados que antes estavam na oposição.
Durante o São João, ambos circularam por cidades emblemáticas do interior, e na última quarta-feira (2) estiveram nos festejos do Dois de Julho, em Salvador, mesmo sem cruzarem os caminhos um do outro. Em Curaçá, os dois também irão dividir os holofotes, embora em dias distintos.
No município, o cenário político reflete o duelo estadual: de um lado, o prefeito Murilo é aliado de Jerônimo; de outro, o ex-prefeito Pedro Oliveira (Podemos) puxa o bloco de apoio a ACM Neto.
Enquanto a vaqueirama toma conta das ruas com chapéus de couro, aboios e cavalos enfeitados, o sertão baiano vai testemunhar mais um capítulo silencioso da disputa que promete esquentar até 2026. Neste sábado, o couro vai comer — mas em clima de festa.
