/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

TJ-BA passa a utilizar o Eproc em substituição ao PJe

TJ-BA passa a utilizar o Eproc em substituição ao PJe

Inicialmente, a implantação ocorrerá, em caráter piloto, na 2ª e na 3ª Varas Cíveis da Comarca de Santo Antônio de Jesus

Por Redação

10/11/2025 às 14:34

Imagem de TJ-BA passa a utilizar o Eproc em substituição ao PJe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) passa a utilizar, a partir desta terça-feira (11), o Eproc, um novo sistema de processo judicial eletrônico que vai substituir, gradativamente, o PJe.

Inicialmente, a implantação ocorrerá, em caráter piloto, na 2ª e na 3ª Varas Cíveis da Comarca de Santo Antônio de Jesus e será restrita ao processamento e ao julgamento dos feitos de competência delegada. A expansão para as demais unidades judiciárias seguirá cronograma a ser definido em ato da Presidência. 

O Decreto Judiciário nº 835/2025, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 1º de outubro de 2025, apresenta todos os critérios e as determinações a serem seguidas durante a implantação do Eproc nas unidades-piloto. Cabe destacar que, após a implantação, ficará vedado o ajuizamento de novas ações de competência delegada por meio do PJe. 

A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende, estará em Santo Antônio de Jesus para acompanhar de perto o início desta nova etapa. Equipes técnicas atuarão in loco a fim de observar a execução do sistema em pleno funcionamento durante esta semana e, após esse período, as unidades-piloto terão suporte remoto via WhatsApp e videoconferência. Desde o início do mês de outubro, todos os magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores envolvidos passaram por capacitação. 

O Eproc foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Destaca-se pela estabilidade, customização e automação. Sua escolha para substituir, gradativamente, o PJe visa conferir maior agilidade e eficiência ao Judiciário baiano. 

“O Eproc representa um salto qualitativo em nossa prestação jurisdicional. Esse sistema nos oferece a estabilidade necessária para o funcionamento contínuo e seguro dos processos judiciais”, salienta a desembargadora Cynthia Resende. 

A implantação do novo sistema, aprovada em sessão plenária realizada no dia 23 de outubro de 2024, ganhou status de projeto estratégico no TJ-BA e integra o conjunto de ações prioritárias da Presidência, com foco em eficiência operacional, governança de TIC e melhoria dos serviços prestados à sociedade. 

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.