/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Randerson Leal diz que audiência sobre “isenção” de estacionamento em shopping foi positiva

Randerson Leal diz que audiência sobre “isenção” de estacionamento em shopping foi positiva

Por Reinaldo Oliveira, Política Livre

10/11/2025 às 19:54

Foto: Política Livre/Arquivo

Imagem de Randerson Leal diz que audiência sobre “isenção” de estacionamento em shopping foi positiva

O vereador de Salvador, Randerson Leal (Podemos)

O vereador de Salvador, Randerson Leal (Podemos), comemorou a audiência pública que foi realizada na manhã desta segunda-feira (10) para discutir o Projeto de Lei nº 209/2023, que tem o objetivo de propor a gratuidade nos estacionamentos dos shoppings centers de Salvador. Em entrevista à imprensa, o edil disse que a audiência foi um sucesso e que deve haver uma nova audiência para ouvir a população, e voltou a defender a importância do projeto.

“O nosso projeto não é para proibir. Aquele cidadão que vai ao shopping, que vai deixar seu veículo e vai sair, viajar, trabalhar, para outro lugar e não consumir nada, vai pagar normalmente a taxa de estacionamento. Mas aquele cidadão que vai adquirir um produto ou serviço, e que seja igual ou cinco vezes maior ao valor da taxa do estacionamento, vai ser isento. É uma forma de compensar o consumidor, o cidadão que vai ao shopping center para comprar algum produto”, afirmou.

O vereador aproveitou a ocasião para rebater a Associação Comercial da Bahia, que afirmou que o Projeto de Lei nº 209/2023 é inconstitucional.

“O município tem competência para legislar em causas de interesses locais. A competência do município também é para suplementar normas estaduais e federais. O que existe, o entendimento que é pacificado no STF e no STJ, é de que o município não pode legislar para coibir ou proibir a cobrança de estacionamento em shopping center”, acrescentou.

O edil ainda acrescentou que, nos últimos dez anos, houve uma queda significativa de consumidores nos shoppings em decorrência da necessidade de pagar a taxa de estacionamento.

“Além de ser constitucional, o projeto ajuda o consumidor, mas também fortalece o mercado dentro do shopping center, porque vai estimular a população a ir mais ao shopping. Desde 2015 tivemos um decréscimo das pessoas indo ao shopping porque tem que pagar a taxa de estacionamento, e de 2015 para 2025 já se aumentou em 250% a taxa de estacionamento, sem nenhum tipo de critério nem parâmetro”, continuou.

Confiante na aprovação do PL, Randerson concluiu afirmando que conversou com o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), e que o tucano já afirmou que está apto a aprovar o projeto e, se possível, tirará licença da presidência para poder estar em plenário e votar favoravelmente.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.