/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Prisão de Corina foi fake news para disfarçar fracasso, diz petista em Caracas

Prisão de Corina foi fake news para disfarçar fracasso, diz petista em Caracas

Por Fábio Zanini/Folhapress

09/01/2025 às 20:30

Foto: Reprodução/Instagram

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado

Valter Pomar, dirigente do PT que participa em Caracas de um "festival antifascista" do Foro de São Paulo, caracterizou a prisão de María Corina Machado, líder oposicionista ao ditador Nicolás Maduro, como uma "fake news".

"Foi espalhada por ela mesma para desviar a atenção do fracasso da mobilização da extrema-direita", afirmou Pomar.

O dirigente também deve participar como um dos representantes do PT na posse de Maduro, prevista para acontecer nesta sexta-feira (10).

Segundo Pomar, o deputado venezuelano Roy Daza, presente ao evento do Foro de São Paulo, disse que a marcha comandada por Corina ocupou uma quadra de uma avenida.

"E, coincidentemente, apareceu a história da prisão dela. Assim, a 'notícia' foi a suposta prisão e não o fracasso. Aí, logo depois aparece ela mesma num vídeo dizendo que está solta e bem. Dado o conjunto, temos certeza de que foi uma fake news plantado pela extrema-direita mesma", declarou.

Nesta quinta (9), aliados de Corina disseram que ela foi "violentamente interceptada" e horas depois liberada pela ditadura após participar de protestos na capital da Venezuela.

Figura-chave do regime venezuelano, o procurador-geral Tarek William Saab negou à reportagem as afirmações opositoras e afirmou que ela não foi detida, "nem por um minuto".

Oposição e regime convocaram atos pelo país que ampliaram o clima de tensão em uma semana na qual a repressão já se acirrou na ditadura chavista. María Corina rompeu mais de cem dias de clandestinidade, refugiada em local desconhecido, e foi às ruas.

O Partido Socialista Unido da Venezuela, legenda de Maduro, é um dos integrantes mais influentes do Foro, ao lado do PT, da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua e do Partido Comunista de Cuba.

Apesar das críticas do governo Lula a Maduro, o apoio de parte do PT ao regime venezuelano se mantém intacto.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.