/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Bacelar critica CCJ e defende fim da escala 6x1 para trabalhadores brasileiros

Bacelar critica CCJ e defende fim da escala 6x1 para trabalhadores brasileiros

Por Redação

13/11/2024 às 17:41

Atualizado em 13/11/2024 às 17:43

Foto: Divulgação/Arquivo

O deputado Bacelar (PV/)

Em discurso contundente durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (13), o deputado Bacelar (PV/BA) criticou a condução dos trabalhos na comissão e reiterou sua defesa do fim da escala de trabalho 6x1, que exige seis dias consecutivos de trabalho com apenas um de descanso.

Durante seu pronunciamento, Bacelar apontou que a CCJ estava sendo “forçada a discutir a PEC dos estupradores” – uma proposta que, para ele, desvia o foco dos temas que realmente importam para o país. "O Brasil quer discutir o fim da escala 6 por 1, não a PEC do estupro," afirmou. A escala de trabalho 6x1, criticada pelo parlamentar, impacta milhares de trabalhadores, exigindo esforço físico e mental exaustivo e dificultando a conciliação entre trabalho, vida social e familiar.

Bacelar fez um apelo à presidente da comissão, deputada Caroline de Toni (PL/SC), para que priorize a designação de um relator da PEC 221/2019, proposta pelo deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), que prevê a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. O deputado destacou que a atual escala 6x1, leva ao desgaste e à fadiga, afetando não apenas o desempenho dos trabalhadores, mas também sua saúde mental e física.

Em seu discurso, Bacelar lembrou que a proposta de substituição da escala 6x1 pela escala 4x3 – com quatro dias de trabalho e três de descanso – não é uma ideia inédita. Países europeus, como Bélgica, Reino Unido, Suécia e Noruega, já adotaram modelos de trabalho mais flexíveis, com impactos positivos na saúde dos trabalhadores e na produtividade geral.

“Temos exemplos no Brasil, como os estudos realizados em São Paulo, que comprovam os benefícios de um modelo de trabalho mais equilibrado para a saúde dos trabalhadores e a economia”, afirmou. Bacelar também fez referência ao período de pandemia, em que o trabalho remoto ganhou força, ressaltando a necessidade de adaptar as jornadas de trabalho a um modelo mais sustentável.

O parlamentar ainda criticou a "hipocrisia" de setores conservadores que se dizem “a favor da família”, mas não apoiam mudanças que facilitem a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar. “Se são realmente a favor da família, vamos apoiar a proposta do deputado Reginaldo Lopes e da deputada Érica Hilton, que visa melhorar as condições de vida e trabalho dos brasileiros.”

Bacelar finalizou seu discurso pedindo que a CCJ priorize pautas que respondam às demandas reais da população. Para ele, a implementação de uma escala de trabalho 4x3 é uma proposta moderna, que dialoga com as tendências globais de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, valorizando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.