/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

PSB de Alckmin vai apoiar Elmar Nascimento à sucessão de Lira, em acordo mira 2026

PSB de Alckmin vai apoiar Elmar Nascimento à sucessão de Lira, em acordo mira 2026

Por Augusto Tenório/Estadão

29/05/2024 às 17:50

Atualizado em 29/05/2024 às 17:50

Foto: Reprodução/União Brasil

Reunião do União Brasil que selou o apoio a João Campos (PSB) no Recife

O PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin, vai apoiar o deputado federal Elmar Nascimento (União) à presidência da Câmara. O acordo envolve uma contrapartida do União Brasil nas eleições de Pernambuco, um dos principais redutos do PSB.

Oficialmente, a única aliança confirmada é a entrada do União Brasil na pré-campanha à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta a vice da chapa. No entanto, o grande interesse do PSB é já pavimentar a parceria com a outra legenda em uma eventual candidatura de Campos ao governo de Pernambuco, em 2026, cenário considerado muito provável.

Em troca, o PSB vai apoiar Elmar Nascimento ao comando da Câmara e também cargos de destaque na Mesa Diretora, se o deputado federal for consagrado como novo presidente da Casa. Com apenas 14 deputados, a sigla de Alckmin tem ficado para trás nas relatorias e presidências de comissões.

A dobradinha entra em rota de colisão com os planos do Palácio do Planalto, que prefere o líder do PSD, Antonio Brito, como sucessor de Arthur Lira (PP-AL).

O prefeito João Campos é favorito nas eleições municipais do Recife e, em tese, não precisaria necessariamente da dobradinha com o União Brasil neste ano. Mas o filho do ex-governador Eduardo Campos sabe que, se tentar o governo em 2026, precisará da dobradinha no interior do Estado.

O sertão pernambucano é a base eleitoral da família Coelho, atualmente filiada ao União Brasil, enquanto o agreste é reduto da atual governadora Raquel Lyra (PSDB), que deve tentar um novo mandato.

Miguel Coelho (União), hoje aliado de João Campos, foi prefeito de Petrolina e fez seu sucessor na cidade considerada a “capital do Sertão”. Ele concorreu ao governo em 2022, quando recebeu 18,04% dos votos. Seu irmão, Fernando Filho (União), é deputado federal e foi ministro de Minas e Energia no governo Michel Temer. O pai dos políticos, Fernando Bezerra Coelho, ex-senador pelo MDB, continua tendo influência na política da região.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.