Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Cynthia Resende estuda abertura de concurso público para magistrados no TJ-BA
Cynthia Resende estuda abertura de concurso público para magistrados no TJ-BA
Por Política Livre
15/05/2024 às 14:58
Atualizado em 15/05/2024 às 14:58
Foto: Divulgação

Governadora em exercício, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, que estuda a possibilidade da abertura de um novo concurso para magistrados ainda em 2024. A magistrada apontou a deficiência de recursos humanos no primeiro grau do judiciário como maior desafio no TJ. Segundo ela, isso tem levado a congestionamentos de processos em determinadas varas.
"Pontualmente temos algumas varas muito congestionadas por demanda, como de Família e Fazenda Pública. Nos últimos anos, não se cuidou muito de aumentar o número dessas varas ou de prover melhores condições de trabalho. Um dos meus pontos é a priorização do 1º grau, precisa de muito de juízes, servidores e equipamentos tecnológicos", afirmou a presidente.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Justiça do 1º Grau baiana, o tempo médio que um processo leva até seu primeiro julgamento é de quase cinco anos (1.790 dias). Essa média só vem crescendo desde janeiro de 2021, quando começou a série histórica do CNJ. O tema foi assunto na edição mais recente do Jornal Metrópole.
