Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Prefeito Augusto Castro autoriza obras de requalificação do Itabunão que começam na segunda-feira
Prefeito Augusto Castro autoriza obras de requalificação do Itabunão que começam na segunda-feira
Por Redação
24/02/2024 às 10:07
Foto: Divulgação

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou na noite da última sexta-feira (23), a ordem de serviço para as obras de requalificação do Estádio Fernando Gomes Oliveira, Itabunão, em solenidade que reuniu centenas de desportistas e dirigentes do Itabuna Esporte Clube e do Grapiúna Atlético Clube na área de estacionamento da praça esportiva. A partir de segunda-feira (26), a construtora ORDF Construções e Edificações inicia a execução do projeto.
Augusto lembrou que desde o início seu governo tem buscado investir no esporte, tendo desenvolvido ações para incentivar e fortalecer o segmento, a exemplo da revitalização de quadras poliesportivas, construção de areninhas de futebol e reforma da Vila Olímpica, em parceria com o Governo do Estado.
Ele também citou o que chamou de “bom relacionamento” com o ex-governador Rui Costa, agora ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, e o atual governador Jerônimo Rodrigues. “São dois parceiros de Itabuna não só no esporte, mas no Mais Água para a Cidade e na execução de projetos de infraestrutura essenciais ao desenvolvimento de Itabuna, como as entradas e saídas da cidade na Avenida Manoel Chaves e nas rodovias BR-415 e BA-649”, lembrou.
“Começamos lá atrás com projetos e recursos. O estádio foi inaugurado em 1973 pelo ex-governador Luiz Viana Filho. E de lá para cá, não passou por qualquer modernização. Hoje se inicia uma nova etapa deste equipamento esportivo que vai marcar a nossa administração. É um equipamento de convivência das pessoas que vai ter a administração direta da Secretaria de Esportes e Lazer”, relatou.
O titular da Secretaria de Esportes e Lazer, secretário José Alcântara Pellegrini, fez um histórico das ações desenvolvidas, incluindo a realização do Campeonato Interbairros de Futebol. Quanto ao Itabunão, ele disse que a ideia inicial era uma minirreforma do estádio. “Mas foram necessários quatro meses de trabalho da equipe de engenheiros e arquitetos na elaboração do projeto que teve total apoio do prefeito Augusto Castro que defendeu a entrega de um moderno equipamento pra Itabuna e região. Orçado inicialmente em R$ 5 milhões, os investimentos em recursos próprios devem chegar a R$ 13 milhões”, informou.
O equipamento terá catracas eletrônicas de acesso e a arquibancada vai receber reparos em toda sua estrutura, com a demarcação de assentos com aproximadamente 10.500 lugares, além de barras de apoio, troca de alambrados danificados e pintura especial. Também serão construídos seis novos banheiros, sendo quatro grandes e dois para pessoas com deficiência, com novo desenho e todo conforto necessário para quem for assistir aos jogos.
Uma nova área destinada aos jogadores será construída e contará com todos os compartimentos determinados pela Confederação Brasileira (CBF) e Federação Baiana de Futebol (FBF), como vestiários espaçosos com área de massagem, armários, banheiros, chuveiros, sala de exame antidoping, enfermaria, vestiário dos árbitros e dos técnicos. Já o gramado terá seu sistema de drenagem requalificado e a sua irrigação será toda automatizada, com a utilização de água do poço que também será construído, trazendo economia de água.
No estádio Fernando Gomes Oliveira todo sistema elétrico será refeito. O equipamento contará com uma nova iluminação de LED em toda a sua estrutura e receberá também uma nova subestação. Serão instalados quatro novos postes de iluminação no campo para jogos transmitidos na TV e um placar eletrônico. O processo de concorrência da iluminação ainda está em andamento.
A segurança também será prioridade no projeto. O estádio atenderá todas as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros da Bahia (4º GBM), em um projeto executivo de antipânico e incêndio.
