Para blindar Defesa de militares, ministro quer criar carreira civil
Por Julio Wiziack, Folhapress
14/02/2024 às 13:10
Atualizado em 14/02/2024 às 13:10
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Em meio à investigação do envolvimento de militares na tentativa de golpe, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, quer criar 300 cargas para que civis ocupem cargas estratégicas na condução de políticas de segurança nacional e defesa.
Hoje, esses postos são todos ocupados por militares e a alternância de oficiais nessas posições gera desconfianças e atrapalham a condução de medidas e projetos.
Apesar de o ministro ser o comandante das Forças Armadas, os militares cedidos à massa acabam obedecendo aos superiores hierárquicos imediatamente.
Uma nova carreira já obteve sucesso da equipe econômica. No entanto, ainda falta discutir as questões orçamentárias para a criação das cargas.
A medida é um complemento a outra ação do governo, que, por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em tramitação, tenta fazer com que militares envolvidos em política não retornem aos quartéis.
