/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Vereador André Fraga sugere comemorar 50 anos do Parque de Pituaçu e 30 do Abaeté com reformas

Vereador André Fraga sugere comemorar 50 anos do Parque de Pituaçu e 30 do Abaeté com reformas

Por Redação

04/09/2023 às 10:47

Foto: Divulgação

Vereador André Fraga sugere comemorar 50 anos do Parque de Pituaçu e 30 do Abaeté com reformas

Nesta segunda-feira (4), o Parque Metropolitano de Pituaçu completa 50 anos de existência e o Parque Metropolitano do Abaeté completou 30 no domingo (3). Para o vereador André Fraga (PV), a comemoração deve ser marcada por uma reforma completa nos espaços. Um Projeto de Indicação (PIN) do parlamentar vai ser protocolado com esse pedido.

“Os parques de Pituaçu e Abaeté completaram 50 e 30 anos em condições que precisam de melhorias. Frequentemente, recebemos denúncias de poluição na lagoa, insegurança e falta de estrutura nos parques. Esse é um cenário que precisa mudar”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Salvador.

Com uma área superior a 400 hectares, o Parque de Pituaçu foi criado por Decreto Estadual 23.666 de 4 de setembro de 1973. O surgimento desse espaço ocorreu na mesma época em que estava sendo construído o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e havia uma preocupação com a preservação da paisagem e dos atrativos ambientais.

“O decreto dizia, há 50 anos, que a criação do parque considerava a necessidade de criação de novas áreas verdes na Região Metropolitana (RMS) e que o desenvolvimento turístico exigia a conservação e valorização desses espaços. O tempo passou, o mundo evoluiu e hoje nós sabemos ainda mais sobre a importância da preservação ambiental. O Parque de Pituaçu é um espaço de resistência e que precisa ser valorizado”, afirmou Fraga.

Já o Parque Metropolitano do Abaeté tem uma área de 225 hectares e foi entregue à população no dia 3 de setembro de 1993. “É um parque que sofre com os mesmos problemas, em especial segurança e infraestrutura. Antes, a lagoa do Abaeté era ponto obrigatório para qualquer turista que vinha à Bahia. Hoje, o espaço está praticamente abandonado”, completou.

André Fraga também é autor do PIN 207/2023, que pede ao Governo da Bahia um estudo técnico de viabilidade para construção de um circuito de mountain bike no Parque de Pituaçu.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.