Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Oposição vai se reunir com Bruno Reis para tentar unificar posição sobre sucessão na Assembleia; nova reeleição de Adolfo divide a bancada
Oposição vai se reunir com Bruno Reis para tentar unificar posição sobre sucessão na Assembleia; nova reeleição de Adolfo divide a bancada
Por Política Livre
12/09/2023 às 16:37
Atualizado em 12/09/2023 às 16:49
Foto: Divulgação/Arquivo

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa terá na próxima segunda-feira (18) um almoço com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), para tratar, entre outras pautas, da sucessão da presidência da Casa. É possível que o ex-prefeito ACM Neto (União) também participe do encontro.
Embora a eleição da Mesa Diretora da Assembleia só aconteça em fevereiro de 2025, a disputa foi antecipada pelo senador Ângelo Coronel (PSD), que lançou a possibilidade de o atual presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD), concorrer a uma segunda reeleição consecutiva, o que exigiria uma mudança na Constituição estadual. Além disso, a hipótese contraria o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.
“Será uma primeira reunião de amadurecimento sobre a questão, porque começou a crescer muito nos bastidores da Assembleia a possibilidade de uma nova reeleição do presidente Adolfo Menezes e, para isso, a apresentação de uma emenda à Constituição baiana com o objetivo de alterar a regra. Queremos ouvir o prefeito, que é uma liderança importante da oposição no Estado”, disse o líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), a este Política Livre.
"Existem decisões que devemos tomar sozinhos. Mas existem aquelas em que o grupo precisa unificar uma posição, e é isso que queremos, como fizemos na eleição do hoje senador Ângelo Coronel a presidente da Assembleia. Naquela época, nos reunimos com o então prefeito de Salvador, ACM Neto, para unificarmos a bancada", acrescentou Alan Sanches.
Ele ponderou que a reunião de segunda pode não resultar em uma posição final sobre a questão da emenda constitucional, que ainda não foi apresentada por nenhum parlamentar, a reeleição de Adolfo Menezes ou o apoio a outro nome. "Até porque ainda é muito cedo, mas eu marquei esse encontro de segunda principalmente para amadurecermos que caminho poderemos tomar, que estratégia seguir".
A bancada de oposição conta atualmente com 20 deputados, e pode ser decisiva na disputa pela presidência da Assembleia, sobretudo se a base do governo tiver mais de uma candidatura, cenário que o chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), quer evitar a qualquer custo. Entre os que já demonstraram diretamente interesse na sucessão estão os governistas Rosemberg Pinto (PT), líder da maioria, e Ivana Bastos (PSD).
Pelo menos dois parlamentares oposicionistas já manifestaram a posição contrária a uma segunda reeleição, embora elogiem a gestão Adolfo Menezes: Robinho (União) e Samuel Júnior (Republicanos) - o segundo é, inclusive, membro da Mesa Diretora da Assembleia, ocupando a 2ª secretaria.
