/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

Projeto ‘Liberdade nas Estradas’ vai até o oeste baiano com mutirão de justiça e cidadania

Projeto ‘Liberdade nas Estradas’ vai até o oeste baiano com mutirão de justiça e cidadania

Por Redação

17/08/2023 às 11:41

Atualizado em 17/08/2023 às 12:28

Foto: Divulgação

Objetivo é contribuir para o desencarceramento, sobretudo dos apenados em prisão provisória, por meio do mutirão de justiça e cidadania

A fim de contribuir para o desencarceramento, sobretudo dos apenados em prisão provisória, e alinhado aos objetivos de interiorização, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA realiza na próxima semana, de 21 a 25 de agosto, mais um mutirão de justiça e cidadania. O Liberdade nas Estradas chega a Barreiras (a 710 km de Salvador), no Oeste do Estado, para uma série de atendimentos no complexo penal do município.

Na oportunidade, será realizado atendimento individual e análise dos processos de presos provisórios, das 8h30 às 16h. “Verificamos a situação processual do interno, aquele que não tem advogado, e ouvimos suas demandas. Nosso trabalho é garantir que ele tenha seus direitos assegurados”, comentou a defensora Larissa Guanaes, coordenadora da Especializada Criminal.

O projeto, que entra na sexta edição, consiste no deslocamento da DPE/BA até unidades de privação de liberdade para garantir atendimento jurídico aos custodiados. O objetivo é minimizar injustiças no sistema prisional baiano e reduzir o crescente número de pessoas presas de maneira provisória, ou seja, que permanecem encarceradas sem decisão condenatória.

“No lugar de presas sem justa causa, essas pessoas devem ser olhadas com foco na ressocialização. Porque dentro do sistema prisional, a ressocialização fica mais difícil, você interrompe todas as outras possibilidades de vida, emprego e contato com a família”, explica a também coordenadora da Especializada Criminal, a defensora Alexandra Soares.

Para além das questões processuais, a ida aos presídios resulta em outras frentes de ação: “Tomamos conhecimento sobre questões administrativas e queixas sobre as condições da unidade. A partir daí, possibilitamos diálogos e providências”, afirmou Alexandra Soares. “Também distribuímos cartilhas e fazemos uma breve educação em direitos”, completou Larissa Guanaes.

Este ano, o projeto já passou por Salvador, no Conjunto Penal Feminino (março), Eunápolis (abril), Itabuna (maio), Valença (junho) e Teixeira de Freitas (julho). Nessas expedições, a Defensoria Pública atendeu um total de 832 detentos.

O projeto Liberdade na Estrada percorre penitenciárias de todo o Estado, atendendo sobretudo presos(as) provisórios(as). A iniciativa é uma parceria entre a Especializada Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica.

Confira o cronograma das itinerâncias previstas:

Agosto – 21 a 25 – Barreiras

Setembro – 18 a 22 – Salvador

Outubro – 23 a 27 – Feira de Santana

Novembro – 20 a 24 – Salvador

Dezembro – 4 a 6 – Serrinha

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.