/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Ministro dos DH reclamou com presidente de Conselho da Criança após nota contra BC

Ministro dos DH reclamou com presidente de Conselho da Criança após nota contra BC

Por Fábio Zanini, Folhapress

08/05/2023 às 17:19

Atualizado em 08/05/2023 às 19:13

Foto: Reprodução

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida

Em 16 de fevereiro, o conselho publicou nota repudiando uma fala de Campos Neto ao Roda Viva. No programa, ele elogiava o pix dando como o exemplo o fato de que até crianças que vendiam produtos em restaurantes aceitavam essa forma de pagamento.

O Conanda considerou que Campos Neto naturalizou o trabalho infantil no país.

No dia seguinte, o ministro cobrou Castro, que também era secretário da Criança e do Adolescente da pasta.

Almeida não reclamou do teor da nota em si, mas "determinou" que fosse avisado previamente sobre futuros posicionamentos que pudessem ter impacto no governo. Disse que era preciso haver mais articulação interna por parte de Castro.

Embora tenha reforçado que o Conanda seguiria sendo independente, Almeida disse que o ministério estava num momento de afirmação dentro da gestão Luiz Inácio Lula da Silva, e que era preciso proceder com cuidado.

O então secretário respondeu ao superior hierárquico que tomou todas as cautelas e que a nota foi um pleito das entidades da sociedade civil representadas no Conanda. Citou ainda que houve unanimidade na decisão.

Ele foi demitido na semana passada, após um longo processo de desgaste. Como mostrou o Painel, um dos episódios que desagradaram Almeida foi o fato de uma reunião do então secretário com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, sobre proteção à infância, ter sido marcada sem conhecimento prévio do gabinete ministerial.

Procurada, a assessoria do ministro não se manifestou até a publicação deste texto.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.