Indicado para Cultura foi punido pela CGU e não pode ser contratado
Por Folha de S. Paulo
12/03/2023 às 08:18
Atualizado em 12/03/2023 às 20:51
Foto: Reprodução/Instagram Minc

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, escolheu para secretário de Cidadania e Diversidade Cultural o arquiteto Edvaldo Mendes Araújo, que recebeu punição da CGU (Controladoria-Geral da União) por improbidade administrativa e está proibido de ser contratado pela administração pública.
Zulu Araújo, como é conhecido, foi anunciado no perfil oficial do Instagram da pasta e aparece em publicações participando de agendas, mas ainda não está nomeado oficialmente.
Os relatos obtidos pelo Painel são de que ele está trabalhando normalmente. Integrantes do ministério se disseram surpresos ao serem informados de que o indicado pela ministra não foi oficializado ainda no cargo.
O processo foi instaurado em 2013, em decorrência da atuação de Araújo na Fundação Palmares, instituição que presidiu de 2007 a 2010. A sanção veio em setembro de 2015, por improbidade administrativa, com a proibição de nova investidura em cargo público.
Zulu é militante do Movimento Negro Brasileiro e era a primeira escolha da ministra para a secretaria-executiva. Ele é mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia.
Procurado, o ministério afirmou que Zulu foi indicado, mas que seu nome foi submetido "às instâncias regulatórias para a ocupação de cargo público no governo". A pasta negou que ele esteja exercendo funções informalmente.
As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.
Por meio da assessoria de imprensa, Zulu Araújo enviou a nota de esclarecimento abaixo:
Nota de esclarecimento
Sobre a nota publicada no jornal Folha de São Paulo, no dia 12 de março de 2023, Zulu Araújo informa que, em 2016 o Tribunal de Contas da União (TCU) - via processo: 002.425/2014-3, Acórdão N 2171/2016 - considerou julgar regular a conta; dar quitação; e dar arquivamento dos autos referente a existência de qualquer ilegalidade, improbidade ou violação no Convênio executado pela Fundação Cultural Palmares na sua gestão.
Zulu Araújo já encaminhou todas as informações pertinentes ao caso solicitando a revisão e arquivamento do mesmo. Quanto a indicação para o cargo de Secretário Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural, a nomeação está sob análise dos órgãos competentes, aguardando decisão, assim como, todos os demais.
