/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Estado de SP quer ser parceiro do governo Lula no Minha Casa Minha Vida

Estado de SP quer ser parceiro do governo Lula no Minha Casa Minha Vida

Por Fábio Zanini/Folhapress

30/01/2023 às 17:30

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Lula durante reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

O estado de São Paulo pretende ser parceiro do governo federal no novo Minha Casa Minha Vida, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve recriar em breve.

"Na minha visão, a habitação é uma das áreas onde pode existir mais aderência entre os governos federal e o estadual", diz o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Marcelo Branco.

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), estatal do governo paulista, pode atuar de forma complementar ao programa federal, segundo o secretário.

Embora tenha apoiado a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Lula, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem procurado mostrar que terá uma relação madura com o petista, em áreas em que é possível haver cooperação. A habitacional, considerada prioritária tanto pelo Palácio do Planalto quanto pelo Bandeirantes, é uma delas.

O governo paulista pretende divulgar ainda no primeiro semestre um plano habitacional para os próximos dez anos. As prioridades são retirar famílias de áreas de risco e amenizar o déficit de moradia, sobretudo nas periferias das regiões metropolitanas do Estado.

Isso casa com o novo ímpeto dado pela administração federal às regiões periféricas, com a criação de uma secretaria específica para esta área no Ministério das Cidades.

Para a cidade de São Paulo, o governo estadual pretende iniciar uma nova fase das PPPs (Parcerias Público-Privadas) da região central, com mais 4 a 6 edifícios habitacionais além dos já existentes.

A ideia dessa vez é atrair um público misto, que inclua consumidores de maior poder aquisitivo, além de camadas de mais baixa renda. Isso possibilitaria, na visão do secretário, reativar o comércio e o setor de serviços, o que ajudaria a revitalizar a área.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.