Chefe da gestão da Covid na Nova Zelândia substituirá Jacinda Ardern
Por Folhapress
21/01/2023 às 10:20
Atualizado em 21/01/2023 às 10:20
Foto: Reprodução/Twitter

O ministro Chris Hipkins, responsável pela gestão da Covid na Nova Zelândia, foi escolhido pelo Partido Trabalhista para ser o substituto de Jacinda Ardern e futuro premiê, anunciou a sigla nesta sexta (20).
Em sua primeira declaração após a indicação, Hipkins, 44, comprometeu-se a "fazer as coisas". Ele deve ser eleito oficialmente neste domingo (22) pela direção da legenda de centro-esquerda.
O futuro premiê substituirá Jacinda após o anúncio, na noite de quarta no Brasil, manhã de quinta na Nova Zelândia, de que ela renunciará ao cargo e também vai liderar o partido nas próximas eleições legislativas, em outubro, em que os trabalhistas não são favoritos. "Gosto de pensar que sou bastante determinado e que posso fazer as coisas", disse o indicado em frente ao Parlamento, na capital Wellington.
Hipkins disse ainda acreditar numa vitória do seu partido na votação marcada para 14 de outubro, apesar do desempenho atual nas pesquisas e das críticas devido aos preços altos, à pobreza e à criminalidade.
Antes de ser nomeado para chefiar o governo, Hipkins atuava como ministro do Interior e já havia ocupado as pastas de Educação e de Serviços Públicos. A gestão que fez da pandemia de coronavírus recebeu elogios em um país onde as fronteiras foram fechadas em 2020 e reabertas apenas em agosto passado.
Ao assumir a pasta do Interior, reconheceu que a população estava cansada das restrições sanitárias.
